Polícia

Caso Cabula: defesa de policiais nega ‘sentença-relâmpago’ e enaltece decisão

Publicado em 26/07/2015, às 12h20   Vinícius Ribeiro (Twitter: @vin_ribeiro)


FacebookTwitterWhatsApp

Após a decisão que absolveu nove policiais envolvidos no caso que registrou 12 mortos no Cabula, no início do ano, os advogados de defesa comemoraram a decisão judicial. Mesmo afirmando que foram surpreendidos com a notícia veiculada neste sábado (25), Dinoémerson Tiago Nascimento e Mateus Teixeira de Medeiros, advogados da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares (Aspra-BA), disseram que estavam confiantes da decisão, que ainda cabe recurso.

Segundo Dinoémerson, o judiciário da Bahia, através da juíza Marivalda Almeida Moutinho, levou em consideração as provas que foram levantadas durante as investigações. "O laudo comprovou que houve confronto e, inclusive, muitas pessoas atingidas foram atingidas entre elas". 

Questionado pelo Bocão News sobre a possibilidade da causa ganhar a instância federal, já que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, levantou esta hipótese, a defesa da Aspra disse não acreditar neste rumo. "Eu não acredito. O MP está ouvindo a comoção social, por causa da quantidade de pessoas que foram mortas. Caso isto ganhe uma dimensão federal, isso descredita o crivo do judiciário baiano, que é competente para decidir", disse, apesar de não descartar que a abertura de recurso leve o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao enaltecer o trabalho da juíza Marivalda Moutinho, Dinoémerson Nascimento acredita que a decisão beneficia unicamente a sociedade. "Quem ganha com a decisão é a sociedade baiana. Os Direitos Humanos e as instituições que militam nesta causa caminham na contramão do que a gente defende. Eles precisam ver que os policiais agem diariamente arriscando a própria vida. Foram nove pais de família absolvidos pelo nosso judiciário", concluiu.

Notícia relacionada:

Sentença-relâmpago absolve policiais por mortes do Cabula, aponta El País

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp