Polícia

Lobato é o bairro com mais homicídios em Salvador neste ano, diz jornal

Publicado em 19/07/2015, às 09h05   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Os casos de violência na capital baiana são frenquentes em diversas regiões. Porém, no bairro do Lobato, os homicídios tem ocorrido mais que em qualquer outro em Salvador no primeiro semestre, segundo um levantamento realizado pelo jornal Correio com base nos primeiros mil assassinatos do ano registrados na capital e Região Metropolitana.
De acordo com os dados, o bairro com 29.169 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), teve 26 homicídios até início de julho e assumiu o topo da lista. Em seguida, estão os bairros de São Cristóvão, Paripe, Cajazeiras e Itapuã. Mas, os números do Lobato são contestados pelos comandantes de duas das três Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs) que cobrem a área.
Em entrevista ao jornal, o major Kley Oliveira, comandante da 14ª CIPM (Lobato), diz  ter registrado somente nove assassinatos até o dia 12 de julho. “Quando eu cheguei aqui, no final de março, já tinha sido computado um número bem maior de homicídios, mas a gente está diminuindo”, afirma o comandante, destacando que vem realizando a Operação Madrugada Feliz  e a Ronda Escola para reduzir ainda mais os índices.
Já o major Roberto Araújo, comandante da 16ª CIPM (Comércio), que responde pela localidade de Santa Luzia do Lobato, destacou que o último homicídio por lá aconteceu no dia 6 de maio. A vítima foi Fabiano Rodrigues Bispo Passos, 18, assassinado na Avenida Afrânio Peixoto, a Suburbana. 
Outro trecho do Lobato é coberto pela 17ª CIPM (Uruguai). De acordo com a publicação, o comandante não foi encontrado para comentar os números. Mas o delegado Guilherme Machado, da 3ª Delegacia de Homicídios (DH), que cobre a área, disse que o número de assassinatos no Lobato diminuiu. Ele computa 21 casos até o dia 12 de julho.  “No Lobato, eu estou com redução de 4,8% em relação ao ano passado. Não teve aumento”, declarou. 
Ainda de acordo com o jornal, também não foi encontrada a titular da 3ª Delegacia (Bonfim), responsável por um trecho do Lobato. Já a delegada Celia de Cássia Fernandes, titular da 29ª Delegacia (Plataforma), preferiu não comentar os dados, já que a unidade foi criada somente em outubro do ano passado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp