Polícia

Terras sem lei: 160 municípios baianos não têm delegado

Publicado em 17/07/2015, às 12h08   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Um de cada três municípios da Bahia não conta com delegado da Polícia Civil atuando nas atividades de investigação criminal. No total, 160 cidades baianas estão sem os profissionais da segurança pública, o que representa cerca de 38% do 417 municípios em todo o estado.

De acordo com reportagem do jornal A Tarde, as informações foram passadas pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, que expôs os dados nesta quinta-feira (16), durante encontro com prefeitos baianos, em Salvador.

"É uma realidade muito ruim. A investigação faz parte de um processo de redução dos índices criminais, mas essa é uma realidade que nos assola há alguns anos", disse o chefe da pasta.

O problema, ressaltou o Barbosa, será resolvido parcialmente com a nomeação dos cerca de 900 profissionais, entre delegados, investigadores e escrivães, que vão iniciar, em agosto, o curso de formação. Deste total, cerca de 100 são delegados. Segundo ele, o estado está fazendo uma reengenharia para definir as cidades às quais os profissionais serão encaminhados. "Há cidades que estão próximas uma da outra. Vamos tentar, pelo menos, fazer com que a presença dos policiais civis esteja de 20 km a 30 km de uma cidade a outra. (A reengenharia) Já está sendo feito junto com a inteligência", revelou.

O secretário ainda contou que concursos para escrivães e investigadores, em 1997, e para delegado, em 2000, foram judicializados, o que dificultou a realização de novos processos seletivos. "O concurso foi tão malfeito que tivemos uma série de demandas judiciais, que nos impediam de realizar novos concursos", afirmou ele, ressaltando que serão formados também cerca de 160 peritos técnicos. Após esse processo, o último concurso foi realizado em 2012.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp