Polícia

SSP diz que crimes contra a vida teve redução de 10% em Salvador no 1º semestre

Publicado em 16/07/2015, às 09h27   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou, na manhã desta quinta-feira (16), que os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) - homicídios dolosos, lesão corporal seguida de morte e roubo com resultado morte - tiveram redução de 10,4% em Salvador e 12,8% na Região Metropolitana no primeiro semestre de 2015, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Segundo a SSP, este ano, foram registrados, na capital baiana, 644 casos contra 745 ocorrências em 2014. Na RMS, que, com certa frequência, tem cidades figurando em pesquisas de violência, o decréscimo foi de 11,7% (364 homicídios dolosos em 2015, para 412 casos no ano passado).
"Desde 2011 implementamos ações na SSP, comprovadamente bem sucedidas em empresas privadas, como o Pagamento por Desempenho Policial (PDP), além de fixarmos metas e premiações para as unidades que conseguem melhores resultados", afirmou o secretário Maurício Teles Barbosa. 
O secretário explicou ainda que "nosso planejamento de médio a longo prazos mostra que esse é o caminho a ser
seguido" e que, "semanalmente, faço uma reunião de avaliação com os comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e com diretores da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica". 
Barbosa informou também que operações, com foco em capturas de homicidas, garantiram o bom desempenho no primeiro semestre. "Em parceria com o Ministério Público e a Justiça, o trabalho nos permite investigar melhor, com utilização de interceptação telefônica e célere expedição de mandados de prisão".
Oposição
Em maio deste ano, após a SSP informa que houve uma redução de 20% no número de homicídio no estado nos primeiros quatro meses desse ano. O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Sandro Régis (DEM), questionou os dados. Para o democrata, é "surreal" comparar os números desse período com a mesma época do ano passado, quando houve a greve da Polícia Militar baiana. 
"No mesmo período de 2014 foram mais de 123 mortes durante a greve da polícia. A taxa de homicídios não pode ser comparada com um período de greve", disse o parlamentar na época. Somente em um dia de paralisação, foram registradas 34 mortes pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia. 
"Não temos o que comemorar. Muito pelo contrário, estamos vivendo um caos na segurança pública. É banda sendo assaltada, médica sendo sequestrada e estuprada, caixas eletrônicos sendo explodidos e enquanto o governador comemora, a população chora em meio a tudo isso", disparou o deputado.

Classificação Indicativa: 18 anos

FacebookTwitterWhatsApp