Polícia

PF detalha operação que investiga gestores de municípios baianos por corrupção

Publicado em 13/07/2015, às 13h35   Rodrigo Daniel Silva (@rodansilva)


FacebookTwitterWhatsApp

A partir de contratações de licitações forjadas, uma organização criminosa, com consentimento de gestores municipais, desviava verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Segundo a Polícia Federal, o desvio foi da ordem de R$ 57 milhões. 
De acordo com o delegado da Polícia Federal, Fernando Berbert, na licitação montada pelos suspeitos prometia-se melhorar os índices de educação nos municípios, através da qualificação de professores, por exemplo. Mas, na prática, os serviços eram prestados parcialmente ou não eram. “A prefeitura, simplesmente, colocava o logotipo e os timbres”, afirmou. “Como a licitação era totalmente montada, não havia como [os gestores] não saber que aquilo tinha uma origem ilícita”, frisou o delegado.
Ainda conforme o chefe da operação, pelo menos, o prefeito, o secretário municipal de Educação e o pregoeiro tinham conhecimento das fraudes. Do valor desviado, 10% ficavam com os gestores e 3% com os intermediários. Segundo o delegado, o Tribunal Regional Federal negou a prisão cautelar (que decorrer quando há indícios de que os suspeitos irão atrapalhar as investigações) dos gestores municipais envolvidos no esquema. 
De acordo com a Polícia Federal, quatros mandados de prisão foram expedidos. Dentre eles, o do líder da organização criminosa, que não teve o nome divulgado, e estava escondido em Guarajuba. "Foi preso saindo da casa do namorado", contou. Um outro suspeito foi preso em Salvador. Apesar disso, garante o delegado, a capital baiana não está envolvida na fraude. Ele afirmou ainda que 19 municípios, que não tiveram os nomes divulgados, participavam da fraude na Bahia, um em São Paulo e outro em Minas Gerais. “Outros municípios podem ser identificados”, pontuou.
A operação cumpriu, ao todo, 96 mandados de busca e apreensão, um no gabinete do deputado estadual Carlos Ubaldino (PSD). O delegado não detalhou a participação do parlamentar no esquema, mas afirmou que as pessoas do meio político eram aliciadas pelos suspeitos. Na Bahia, os policiais federais estiveram nos seguintes locais: Salvador, São Domingos, Ruy Barbosa, Guarajuba, Água Fria, Capela do Alto Alegre, Mairi, Feira de Santana, Buerarema, Ilhéus, Itabuna, Camamu, Una, Ibirapitanga, Camacan, Mirangaba, Uauá, Teixeira de Freitas, Paramirim, Livramento, Cotegipe, Nova Soure, Itapicuru, Cipó e Ribeira do Pombal.
Leia mais:
Salvador não tem envolvimento na fraude, garante delegado
Operação Águia de Haia: duas pessoas foram presas em Salvador e Guarajuba
Operação Águia de Haia: delegado diz que prefeitos sabiam das fraudes

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp