Polícia

Acusado de matar representante comercial, no Pau Miúdo, é apresentado pela DHPP

Publicado em 19/12/2014, às 12h47   Amanda Sant'ana (Twitter: @amandasmota)


FacebookTwitterWhatsApp

Foi apresentado na manhã de hoje, no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Leandro Maciel Oliveira dos Santos, de 33 anos, acusado de matar a facada a consultora de vendas, Simone Falcão Menezes, de 35 anos, no último dia 11, no bairro de Pau Miúdo.
Com mandado de prisão em aberto pelo homicídio, Leandro se apresentou a DHPP, na manhã de ontem, acompanhado pelo seu advogado. Na oportunidade, o acusado negou que tenha sido responsável pela morte de Simone, afirmando apenas ter tido uma luta corporal com a mesma, momento em que a faca a feriu na região do peito. Simone chegou a ser socorrida ao Hospital Ernesto Simões Filho, porém não resistiu ao ferimento, vindo a óbito pouco depois de dar entrada na unidade médica.
“Ela não sabia que eu estava em casa. Estava ouvindo toda a conversa dela com outra pessoa no telefone, momento em que ela se surpreendeu com minha presença e assustada pegou a faca para me deferir. Neste momento tentei tomar o objeto da mão dela, momento em que ela reagiu e veio em direção ao meu corpo. Quando dei por mim ela já estava sendo perfurada na altura do peito. Ela chegou a me pedir ajuda, avisando que estava tonta e que não queria morrer”, contou Leandro.
Em lágrimas e se dizendo bastante arrependido, Leandro contou que tentou reanima-la, pediu ajuda dos vizinhos, chamou socorro do SAMU, mas não conseguiu salvá-la. Leandro contou ainda que a reação da namorada se deu por um momento de susto que ela teve, por achar que Leandro iria agredi-la. Segundo parentes da vítima, Simone vinha sendo prometida a morte, caso Leandro a largasse.
“Ela confidenciava tudo comigo. Contava que apanhava muito de Leandro sempre que ele retornava do trabalho, na maioria já tinha até cheirado cocaína. Tentávamos aconselhá-la a largá-lo, mas não tinha jeito. Ela nos dizia que ele sempre ameaçava ela de morte, caso decidisse pelo termino da relação, e, por medo de morrer ela permanecia”, contou bastante contrariado, o irmão Jean Carlos Falcão Menezes, 30 anos.
Quanto aos fatos descritos pelo irmão da vítima, Leandro negou tudo e disse que a família queria prejudicá-lo, forçando o mesmo a assumir a responsabilidade pela morte de Simone: “A família dela não está entendendo que este é um momento difícil pra mim. Amava muito Simone e jamais faria qualquer mal, jamais seria capaz de matá-la. Não posso responder por um crime que não cometi. Eles me criticam e me julgam como assassino e não sou. As pessoas falam o que querem mais não vou aceitar”, se defendeu.
Ainda em interrogatório, Leandro nega ter pego os cartões da vítima ou qualquer outro pertence. Ele disse ainda que a moto na qual a família afirma ser de Simone, pertence a ele e está o nome dele. Quanto às declarações feitas em seu perfil na rede social Facebook, Leandro disse que teve necessidade de se defender e mostrar que não teve culpa alguma pelo crime: “Perdi uma mãe, amiga e parceira que estava a todo tempo me dando forças e incentivando ao crescimento pessoal e profissional”, completou Leandro.
Durante a apresentação, Leandro fez questão de pedir perdão a família de Simone, afirmando ainda que vai provar sua inocência: “Eu perdi a mulher da minha vida e sinto muito por tudo que aconteceu. Nada foi premeditado, foi um acidente”.
Ao lado de fora da delegacia, aguardando pela saída do acusado, a mãe de Simone, Maria das Graças Pinheiro Falcão, disse ter certeza de que ele a matou e que durante os três anos de relacionamento ele nunca tratou ela bem: “Eles tinham muitas brigas. Sempre que agredia minha filha ele ligava o som a todo volume para abafar os gritos dela. Sempre demos conselhos a minha filha mais não teve jeito, o desfecho foi esse aí que todos estão vendo. Espero agora que a justiça seja feita e só sossegarei depois que ele pagar por tudo que fez com minha filha”, desabafou.
Maria das Graças disse ainda que durante o velório, Leandro ligou diversas vezes para os celulares da família pedindo perdão, afirmando que não cometeu tal crime e que foi apenas um acidente: “Sabemos bem que isso é mentira e que ele matou minha filha. Ele batia muito nela, tanto em casa quanto no local que ela trabalhava. Aguardo agora a justiça do homem e a de Deus, pois sei que será feita”, disse.
De acordo com o delegado titular, Jamal Amad, em depoimento na delegacia Leandro manteve  os fatos contado a imprensa de que teria tido um momento de fúria, perdido o equilíbrio emocional , seguindo assim da luta corporal na qual se envolveu com a vítima. Leandro acusou Simone de ter pego a faca para agredi-lo e que por uma fatalidade ela se desequilibrou, momento em que ele o atingiu involuntariamente no peito, ocasionando o fato.
“Vamos receber o resultado da perícia e após isso confrontar com a versão do autor do crime. Leandro se apresentou espontaneamente e já sabia que teria contra ele um mandado de prisão temporária. Na oportunidade o acusado contou toda a versão, negou culpa no caso e confirmou ser usuário de droga, mais precisamente da cocaína”, contou Jamal.
Durante a coletiva o delegado contou ainda que Leandro confessou estar bastante arrependido por tudo, além de ter chorado durante todo o depoimento: “Não levamos em conta a questão emocional do acusado. Por hora ela ficará recolhido no sistema prisional, na Mata Escura, até que possamos concluir o inquérito policial e aí, posteriormente, se for o caso, pedir a conversão em preventiva. Ele responderá por homicídio”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp