Polícia

PF deflagra operação contra desvios de verbas para pagamento de propina

Publicado em 17/12/2015, às 07h32   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (17), a Operação Sangue Negro que investiga o desvio de dinheiro de contratos da Petrobras para o pagamento de propinas ocorrido a partir de 1997. Policiais Federais cumprem 9 mandados judiciais, dos quais 5 de busca e apreensão e 4 de prisão preventiva no Rio de Janeiro/RJ, Angra dos Reis/RJ e Curitiba/PR.
A investigação teve início antes da operação Lava Jato, embora todos os seus alvos estejam relacionados aquela investigação. Dois dos mandados de prisão foram expedidos contra pessoas já presas em Curitiba. As buscas acontecem nas residências dos investigados e em uma empresa do ramo de prospecção de petróleo.
A empresa, alvo das buscas, recebia repasses de contratos efetuados entre a Petrobras e a SBM da ordem de 3 a 5%, dos quais 1 a 3% eram depositados em off shores no exterior. Esse dinheiro retornava em forma de pagamento de propinas. Os crimes investigados são sonegação fiscal, evasão de divisas, desvio de recursos públicos lavagem de dinheiro, dentre outros crimes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp