Polícia

Dono do BTG está em cela com TV, lavatório e buraco sanitário

Publicado em 28/11/2015, às 19h19   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O banqueiro André Santos Esteves, dono do banco BTG Pactual, passou nesta sexta (27) o seu primeiro dia na Cadeia Pública Pedrolino de Oliveira, na zona oeste do Rio. Sozinho numa cela, Esteves tem a sua disposição uma TV, um lavatório e um buraco sanitário.
Também conhecida como Bangu 8, a prisão é chamada, entre agentes penitenciários do Rio, de "cadeia dos VIPs". O apelido foi dado quando o também banqueiro Salvatore Cacciola, do banco Marka, esteve preso no local por três anos, entre 2008 e 2011.
De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária do Rio, André Esteves almoçou uma refeição simples, com arroz, feijão, salada, farinha e carne, acompanhados de um refresco. No jantar, teria a opção de trocar o arroz por um macarrão.
O dono do BTG Pactual recebeu uma calça azul, uma camisa branca, toalha e sabonete. O banqueiro não teve o cabelo cortado –prática comum, mas não uma regra formal no sistema penitenciário fluminense.
A estreia espartana do banqueiro carioca na cadeia é semelhante à de Cacciola. Mas, com o tempo, o banqueiro ítalo-brasileiro adaptou o presídio às suas necessidades. Esteves pode receber de suas visitas um ventilador de 30 centímetros de altura e livros. Todos os detentos possuem este direito. A unidade onde ele está confinado tem 110 presos por atrasarem o pagamento da pensão alimentícia. Os outros detentos são advogados e empresários. Nenhum deles é considerado de alta periculosidade.
Esteves encerrou o seu dia bebendo um guaraná e comendo um bolo. 
As informações são da Folha de S. Paulo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp