Polícia

Operação Verde Limpo: quatro pessoas são presas por fraude em licença ambiental

Publicado em 25/11/2015, às 08h30   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Quatro pessoas já foram presas na manhã dessa quarta-feira (25) na Operação Verde Limpo, ação desencadeada pelo Ministério Público Estadual e Polícia Civil. No total, são cinco mandados de prisão expedidos pela Justiça, quatro mandados de condução coercitiva e quatro de busca e apreensão. Os nomes ainda não foram divulgados pelo MP.
Segundo o coordenador do Gaeco, promotor de Justiça Raimundo Moinhos, o MP constatou que servidores do Município desenvolveram um esquema de autuação ilegal em diversas empresas, a exemplo de restaurantes, concessionárias de veículos e de motos, oficinas, padarias, empresas de construção civil e gráficas. Após identificarem a ausência de licenciamento ambiental, servidores lotados na extinta Diretoria Geral de Licenciamento e Fiscalização Ambiental (DGA), integrante da então Secretaria de Transporte e Urbanismo (Semut) – hoje incorporada pela Secretaria de Urbanismo de Salvador (Sucom) –, autuavam as empresas com o objetivo de depois exigirem a entrega de bens por “dações em pagamento”. O esquema englobava ainda a indicação de empresas de consultoria ambiental pertencentes a empresários, igualmente investigados, que completavam o ciclo mediante pagamento de “comissões” ou “propinas” aos funcionários públicos.
As investigações, que contaram com a participação da Coordenadoria de Segurança e Inteligência Institucional do MP (CSI) e o apoio da Polícia Civil, por meio do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco), também apontaram a ocorrência de fraude nos licenciamentos ambientais. De acordo com Raimundo Moinhos, ficou caracterizada a atuação de organização criminosa que, com práticas fraudulentas, desestabilizava a Administração Ambiental do Município.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp