Polícia

Aleteia: Rafael e esposa deixam hoje presídio. Mais três foragidos são presos

Publicado em 18/11/2015, às 13h48   Caroline Gois (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Rafael Prado Cardoso, e sua esposa Ariana Nasi deixarão, nesta quarta-feira (18), o Complexo dos Barris e o presídio feminino, respectivamente. De acordo com o delegado do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco), Marcelo Sanfront, que conversou com a reportagem do Bocão News na tarde de hoje, "eles serão soltos hoje". "Vence hoje a prisão temporária e não houve pedido de prorrogação por parte da força tarefa da operação", afirmou, explicando que o pedido não foi feito porque eles respondem a um inquérito policial e serão intimados a qualquer momento. "Eles continuam sendo investigados e em caso de pensarem em sair do país terão que comunicar", ressaltou.
Ainda segundo o delegado, os três investigados que estavam foragidos  - a funcionária Tatiane Ramos e os funcionários Washington Mendes e Marcos Menezes - se apresentaram hoje e já estão presos. 

Hoje também será solto o empresário César Matos. 
O caso
Um esquema de fraude contra o fisco estadual e de concorrência desleal em licitações públicas é o alvo da operação Aleteia, deflagrada no sábado (14) em Salvador e São Paulo. Conduzida por força-tarefa reunindo o Ministério Público Estadual e as secretarias estaduais da Fazenda e da Segurança Pública, a operação já cumpriu três mandados de prisão e 26 de busca e apreensão. O valor estimado do prejuízo causado pelas fraudes fiscais é de R$ 4,5 milhões.
O casal foi preso em São Paulo pela acusação de crimes como sonegação fiscal e fraude em contratos com estados e municípios, aos quais chegavam a fornecer materiais escolares e de escritório pirateados. Os dois foram transferidos, na tarde desta segunda-feira (16), para o Complexo de Delegacia dos Barris e o Presídio Feminino, no bairro da Mata Escura, em Salvador.    
Eles e o empresário César Matos depuseram na Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap), no bairro de Piatã. Presos temporariamente, podem permanecer lá até a próxima quarta-feira (18), por volta das 17h, quando encerra o prazo do encarceramento. 

Casal de empresários Rafael e Ariana
Irmãos presos
Os empresários Ricardo Matos e Bruno Matos se apresentaram, na manhã desta terça-feira (17), à polícia. Eles e César Matos, todos irmãos, são suspeitos de abrir mais de 10 empresas nos últimos anos com “laranjas” para a prestação de serviço em licitações e com sonegação de impostos. Os advogados pediram à Justiça na noite desta segunda (16) a revogação da prisão dos irmãos Matos e do empresário Rafael Cardoso Prado e a esposa Ariana Nasi.
O empresário Rafael
A cada dia que passa são revelados novos indícios do envolvimento de Rafael Cardoso Prado, e sua esposa Ariana Nasi, acusados de crimes como sonegação fiscal e fraude em contratos com estados e municípios, principalmente na região Nordeste, investigados na Operação Aleteia. O Bocão News teve acesso a um documento do Ministério Público da Bahia que descreve uma conversa entre Rafael e a mãe, na qual revela que resolve todos os problemas pagando propina a servidores. Os trechos do diálogo são transcrições de telefonemas gravados mediante grampos autorizados judicialmente. Além disso, o que chama a atenção no trecho da conversa é o tratamento que Rafael dá à sua mãe.
No diálogo, o acusado fala como consegue escapar de multas de trânsito e impedir a perda da carteira de habilitação de uma parente de prenome Luiza. A familiar irá obter o documento em Salvador. rafael chama a mãe de "imbecil" e "idiota" por, segundo ele, não compreender como funciona o sistema de corrupção e pagamento de propinas.
Veja aqui a conversa 

Matérias relacionadas:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp