Polícia

Ao Bocão News, delegado afirma que não há indícios de políticos envolvidos

Publicado em 15/11/2015, às 11h46   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp


O delegado do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco), Marcelo Sanfront, afirmou que não há indícios de políticos envolvidos no esquema que fraudava as licitações com prefeituras e estados. "Eles basicamente simulavam a concorrência entre empresas do grupo criminoso", explicou Sanfront, que aponta Rafael Prado Cardoso como o principal líder do grupo.
Já Sheila Cavalcante, inspetora fazendária da secretaria da Fazenda (Sefaz) ressaltou que a princípio chegou até os acusados pela sonegação fiscal. "Havia uma denúncia que eles sonegavam de uma empresa que hoje já não mais existe e que tinha um débito de quase um milhão e meio. Os sócios eram o Rafael e o pai. O pai saiu da empresa, o filho também e colocaram laranajas e deixaram estes débitos para os laranjas. A partir daí começamos a investigar porque existia um débito no nome dos laranjas", afirmou. "Quando era publicada uma licitação eles, imediatamente, buscavam comprar o material de boa qualidade no mercado. Apresentavam na licitação e no momento de encerrar e na entrega o produto era de péssima qualidade, sem nenhum tipo de autorização de órgãos reguladores oficiais", disse.
Um esquema de fraude contra o fisco estadual e de concorrência desleal em licitações públicas é o alvo da operação Aleteia, deflagrada no sábado (14) em Salvador e São Paulo. Conduzida por força-tarefa reunindo o Ministério Público Estadual e as secretarias estaduais da Fazenda e da Segurança Pública, a operação já cumpriu três mandados de prisão e 26 de busca e apreensão. O valor estimado do prejuízo causado pelas fraudes fiscais é de R$ 4,5 milhões.
O delegado Marcelo Sanfront diz que no momento não pode dizer que Casemiro Neto teve participação no esquema no período em que comandou as empresas, hoje nas mãos do filho. Mas,alerta que novos nomes poderão surgir no decorrer das investigações.

Com informações do repórter Aparecido Silva
Matérias relacionadas:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp