Polícia

PF prende médicos envolvidos em fraude de próteses

Publicado em 02/06/2015, às 09h32   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal faz uma operação na manhã desta terça-feira (2), em Minas Gerais e mais dois estados, para prender médicos e outros profissionais envolvidos em fraudes para obtenção de próteses. Sete pessoas já foram detidos em Montes Claros, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Um empresário é procurado em São Paulo. De acordo com a polícia, os suspeitos falsificavam pedidos de stents, próteses para desobstrução coronária, forjando a necessidade de procedimentos cardíacos em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). 
Na operação de hoje, são cumpridos 72 ordens judiciais Montes Claros, no Norte de Minas, além de Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. São oito mandados de prisão temporária, sete conduções coercitivas, 21 mandados de busca e apreensão e 36 sequestros de bens.
A Operação Desiderato investiga o desvio das próteses pagas pelo SUS. Conforme as investigações, os cardiologistas embolsavam o dinheiro enviado para a compra de stents ou desviavam as próteses já adquiridas pelos hospitais. Esses médicos também beneficiavam empresas fornecedoras de materiais hospitalares e recebiam propina em troca.
Além de profissionais de saúde, estão envolvidos na máfia das próteses, servidores públicos e representantes da indústria de próteses cardíacas, que viabilizavam cirurgias sem a real necessidade clínica dos pacientes, muitas vezes simulando procedimentos com o objetivo de desviar verbas do SUS. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp