Polícia

MP faz operação contra quadrilha ligada ao PCC e suspeita de fraude em licitações

iStock
Empresas atuavam para frustrar competição nos processos de licitações de mão de obra terceirizada  |   Bnews - Divulgação iStock

Publicado em 16/04/2024, às 08h38 - Atualizado às 08h54   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público de São Paulo, e a Polícia Militar deflagraram na manhã desta terça-feira (16) a Operação Muditia, força-tarefa para desarticular uma quadrilha associada à facção criminosa PCC e investigada por fraudes em licitação em todo o estado.

Equipes cumprem a mandados de busca e apreensão em 42 endereços e a 15 de prisão temporária. As ordens judiciais incluem prisão cautelar de agentes públicos, três deles vereadores de cidades das regiões do Alto Tietê e litoral.

Segundo aponta a investigação, empresas atuavam para frustrar a competição nos processos de contratação de mão de obra terceirizada no Estado em diversas prefeituras e Câmaras Municipais.

As empresas do grupo possuem contratos públicos que somam mais de R$ 200 milhões nos últimos anos. Alguns deles, de acordo com as investigações, atendiam a interesse do Primeiro Comando da Capital (PCC), que tinha influência na escolha dos ganhadores de licitações e a divisão dos valores obtidos ilicitamente.

Algumas das cidades que têm contratos sob análise são Guarulhos, São Paulo, Ferraz de Vasconcelos, Cubatão, Arujá, Santa Isabel, Poá, Jaguariúna, Guarujá, Sorocaba, Buri e Itatiba.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp