Justiça

Empresário baiano é condenado por estelionato praticado com ajuda de empregados

Publicado em 26/11/2015, às 18h00   Tony Silva (twitter: @Tony_SilvaBNews)


FacebookTwitterWhatsApp

Após uma ação penal com base em inquérito policial, que acusava o empresário baiano Maurizzio Cersósimo Mattos de estelionato e falsificação de documentos e mais a esposa e dois funcionários que teriam participado de um golpe milionário envolvendo a venda de um imóvel avaliado em R$ 35 milhões, foi divulgada a condenação dos acusados. O Bocão News teve acesso a sentença anexa a esta matéria.

A sentença de 23 de setembro de 2015,  dada pelo juiz da 2ª Vara Crime, da Comarca de Salvador, condena o empresário Maurizzio Cersósimo Mattos, a sete anos e seis meses em regime semiaberto, além de 70 dias de multas, pelos crimes de estelionato e falsificação de documento público. A esposa do empresário, Cláudia Patrícia Accioly Cersósimo Mattos, que também era julgada, foi absolvida por ausência de provas. Em março de 2012 o Bocão News noticiou a prisão do casal que mantinha sociedade na empresa Accioly & Mattos LTDA.
O GOLPE
Além de Maurizzio, os funcionários, Fábio Crisamar Alves Tannus foi condenado por falsificação de documentos, com pena de três anos de reclusão em regime semiaberto e 25 dias de multa; e um ano e três meses de reclusão, mais 15 dias de multa pelo crime de falsidade ideológica. Outra funcionária que trabalhava como empregada doméstica na casa do casal Maurizzio e Cláudia Patrícia, identificada como Cláudia Maria Pedroza dos Santos, foi condenada por falsidade ideológica a um ano e três meses de reclusão em regime aberto, mais 15 dias de multa.
Segundo a sentença, Maurizzio com a participação dos outros acusados, teria falsificado escritura pública de compra e venda de um imóvel desmembrado da fazenda dos Neves, situado na Ilha de Maré em Salvador. O imóvel que pertence ao espólio Sr. Luiz Raimundo Tourinho Dantas, teve a venda mediante a utilização de instrumento de procuração, também falsificada, vendendo ao denunciado Fábio Crisamar sem a anuência do verdadeiro proprietário Luiz Raymundo Tourinho Dantas.
Ainda de acordo com a sentença Luiz Raymundo outorgou poderes ao amigo Arthur Soares Filhos por meio de procuração e o documento nunca foi utilizado por Soares. Com a morte de Luiz Raymundo em novembro de 2003, o documento perdeu a validade. 
Com o intuito de conseguir vantagens econômicas indevidas, Maurizzio e Cláudia se aproximaram de Arthur Soares, quando já idoso, passando a frequentar a residência, conquistando a amizade e confiança do mesmo, mesmo com a resistência dos familiares para tal grau de intimidade com Arthur, que era chamado pela esposa de Maurizzio de “painho”.
Maurizzio e o restante do grupo preso, respondiam em liberdade após ficarem por cerca de cinco meses reclusos, na época da prisão. Além dos crimes desta sentença, há cerca de três anos, o empresário foi condenado há três anos e recorreu. A condenação também por estelionato se refere à emissão de nota promissória falsa. A defesa de Maurizzio irá recorrer à decisão da 2ª Vara Crime.
Leia íntegra da sentença clicando no link: http://www.4shared.com/office/4wQJVUCtba/Sentena_Proc_0329796-282012805.html
Acompanhe o caso:
Ex-empresário do cantor Ricardo Chaves é preso com a mulher

Acusado de estelionato e falsidade é secretário de Jonga Bacelar

Justiça condena ex-empresário do cantor Ricardo Chaves

Publicada originalmente dia 25/11 às 20h51

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp