Cidades

Ipirá: militante do PSOL acusa PM de agressão

Publicado em 12/08/2015, às 07h37   Leo Barsan (Twitter @leobarsan)


FacebookTwitterWhatsApp

O militante do PSOL e blogueiro, Iago Gomes, 23 anos, acusa um policial militar de Ipirá, na Chapada Diamantina, de tê-lo agredido com um cassetete na madrugada do dia 2 de agosto. Ao Bocão News, a vítima contou que chegava à casa dos pais, após uma festa de aniversário, quando teria sido abordado por um PM. “Estava acontecendo uma abordagem com dois rapazes. Um dos PMs saiu da ação, veio para cima de mim e me deu duas cassetadas no braço esquerdo. Nem documento de identificação me pediu”, relata.

O rapaz afirma ter perguntado ao policial militar o motivo da agressão. “Fiquei sem entender porque fui agredido. Sou a favor da ação da polícia, mas eu não fiz nada para ser agredido. Ele (o PM) disse que era para eu publicar a agressão nas redes sociais e fez questão de me levar para a delegacia dentro do camburão”, diz. Segundo Ícaro, na unidade policial, o PM alegou que o blogueiro havia reagido a abordagem. “Ele me xingou e disse que era para eu ser homem e assumir que tinha reagido. Estava voltando para a casa dos meus pais”, ressalta.

“Ainda disseram que eu era contra a Ditadura Militar e que ele iria me mostrar o que era ditadura”, acrescenta o militante, que registrou ocorrências na Corregedoria da Polícia Militar e na Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), em Itaberaba. De acordo com o titular da Coorpin, delegado José Augusto Saldanha, o caso será apurado pela Delegacia Territorial de Ipirá. “Registramos a ocorrência e encaminhamos para a unidade policial local para que vítima e autor sejam intimados”, disse.

O Departamento de Comunicação Social da Polícia Militar informou, por e-mail, que a 98ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Ipirá, instaurou uma sindicância para apurar o fato. O processo tem prazo de até 45 dias para ser concluído. O nome do policial militar não foi divulgado. Iago afirma que vai ingressar com ações contra o Estado e contra o PM acusado da agressão. “Já estou com advogados para acionar os responsáveis”, conclui.

Publicada às 17h do dia 11 de agosto

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp