Cidades

PF rende três por crimes ambientais em Cândido Sales

Publicado em 16/08/2017, às 11h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira (16), com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a Operação Dark Water, em Cândido Sales, no centro sul baiano. A ação visa combater a prática de crimes ambientais na cidade.
Policiais federais e agentes do IBAMA cumpriram três mandados de prisão preventiva, um mandado de busca e apreensão e três medidas cautelares diversas, de suspensão das atividades de natureza econômica.
Segundo a PF, as investigações começaram em janeiro de 2017, através da Delegacia de Polícia Federal em Vitória da Conquista, mas desde 2008 os responsáveis já vinham sendo notificados e advertidos pelos órgãos ambientais. Nessas notificações era solicitada a realização de um Plano de Recuperação da Área, o que não foi atendido até a presente data. 
A atividade ilegal consiste no lançamento de resíduos sólidos e líquidos sem o devido tratamento nas águas do Rio Pardo, naquele município, através da atividade de curtição de couro sem a devida autorização dos órgãos ambientais responsáveis. 
O nome da operação é uma alusão à caraterística poluída da água após a prática dessa atividade. Os envolvidos serão autuados pelo crime previsto no artigo 54, inciso V, da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), e será expedido ofício à prefeitura para que seja realizada a eliminação dos dejetos de forma adequada, para que não ocorram mais prejuízos ao meio ambiente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp