Cidades

PF combate o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no sul da Bahia

Publicado em 29/06/2017, às 08h22   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal (PF) deflagra na manhã desta quinta-feira (29), em conjunto com a Polícia Militar – Cipe Cacaueira, a segunda fase da Operação Costa do Cacau, que visa combater o crime de lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas realizado por organização criminosa atuante no estado da Bahia. Estima-se que o patrimônio acumulado pela organização criminosa atinja quase R$ 2 milhões. 
Segundo a PF, as investigações começaram em abril de 2016, com a apreensão de quase 50 kg de cocaína, que eram transportados do estado de Rondônia para a Bahia. Na ocasião, duas pessoas foram presas em flagrante no município de Ubatã. Posteriormente foi identificado e preso preventivamente o dono daquela droga e líder da organização criminosa, sendo encontrada com ele mais uma pequena quantidade de drogas e armas de fogo. 
Ainda de acordo com a polícia, mesmo preso, o líder da organização continuou a traficar de dentro do presidio, com auxilio da sua esposa e do filho, que estavam soltos. Em marco de 2017 foram presos mais dois integrantes da quadrilha, quando transportavam 11 kg de cocaína de Golias para serem entregues em Ubatã̃, em uma fazenda pertencente à família dos traficantes investigados. 
A PF detalha que esta segunda fase da operação tem como principal objetivo a prisão dos integrantes remanescentes da organização criminosa e a sua descapitalização, com o sequestro e apreensão de valores e bens adquiridos com o comercio ilegal de entorpecentes. Dentre esses bens está uma fazenda de gado, utilizada para lavar o dinheiro de origem ilícita. 
Cerca de 60 policiais, entre federais e militares, cumprem nove mandados de prisão preventiva, oito mandados de busca e apreensão e cinco mandados de sequestro de imóveis nos municípios de Itabuna, Ubatã, Camamú, Ubaitaba, Maraú, Santo Antônio de Jesus, na Bahia, e Campo Largo, no Paraná. As ordens foram expedidas pela 2a Vara Criminal de Ilhéus e pela Vara Criminal de Ipiaú.
A operação conta ainda com o apoio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), da Secretaria de Agricultura do Estado, para fiscalização e destinação do rebanho apreendido na fazenda dos traficantes. 
Os investigados responderão pelos crimes de tráfico interestadual de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas, somadas, podem ultrapassar os 33 anos de reclusão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp