Polícia

Águas Claras é o 11º bairro de Salvador a receber base de segurança

Bocão News / Gilberto Júnior
Localidade foi escolhida pelo histórico de confrontos criminais  |   Bnews - Divulgação Bocão News / Gilberto Júnior

Publicado em 12/09/2014, às 06h15   Vinícius Ribeiro (Twitter: @vin_ribeiro)


FacebookTwitterWhatsApp

A população do bairro de Águas Claras foi beneficiada na manhã desta quinta-feira (11) com a inauguração da 15º Base Comunitária de Segurança entregue pelo governo ao Estado. Para formalizar a entrega, a solenidade contou com a presença do governador Jaques Wagner (PT), do secretário de Segurança do Estado, Maurício Teles Barbosa, e do comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Alfredo Castro. O bairro foi um dos escolhidos para abrigar uma base de segurança por conta de ser uma localidade populosa e ter um histórico de confronto criminal. A região também receberá em breve a inauguração de uma delegacia.

O governador Jaques Wagner destacou a entrega da 11ª unidade em Salvador como uma das ações do programa Pacto Pela Vida. "Nosso objetivo é continuar expandindo as bases comunitárias, já que elas tem tido um resultado positivo dentro do foco maior que é a redução dos crimes contra a vida", afirmou.
De acordo com Wagner, a Base de Águas Claras contará com um efetivo de 60 policiais que atuará na localidade com a orientação de somar. "Não queremos chegar como donos do pedaço, porque os donos são vocês que vivem aqui. A função da Base é atuar em conjunto com a comunidade".



Esta atuação conjunta e expansiva também foi exposta pela comunidade, através do presidente da União das Associações Comunitárias de Cajazeiras, Evanir Borges. "Além do que está sendo feito, que é muito importante para a diminuição da criminalidade, queremos também a inclusão dos jovens através da cultura e da arte. Combater a violência também é dar condição para o mercado de trabalho”.

O mesmo pensamento foi compartilhado pelo coronel Alfredo Castro. "Observamos que o trabalho realizado nas bases tem um saldo eficaz. A receptividade das comunidades entendendo que a polícia está disposta a conquistar sua simpatia é algo que temos constatado". Castro ainda enfatizou que o efetivo nas unidades de segurança tem a orientação para não apenas policiar, mas sim, agir como agentes responsáveis pela estrutura social nas comunidades.


Além do efetivo de 60 policiais, a Base Comunitária de Segurança de Águas Claras contará com 3 viaturas e 8 câmeras de segurança distribuidas pelo bairro. O investimento foi de R$ 1.580.498,28.
"A nossa ideia é trazer a polícia para um trabalho de prevenção. Fazemos um trabalho mais amplo do que segurança pública, dando oportunidade aos jovens aprenderem uma nova profissão, através de vários cursos disponíveis
 nas bases. O Pacto Pela Vida tem em suas bases os locais ideais para que estas ações sejam realizadas, para que a vida da população não seja assediada pelo tráfico de drogas", afirmou o secretário Maurício Barbosa.



Publicada no dia 11 de setembro de 2014, às 12h10

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp