Polícia

Itabuna já registra 30 homicídios em 2011

Imagem Itabuna já registra 30 homicídios em 2011
O município tem uma média de assassinato proporcionalmente maior do que a de Salvador  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 08/02/2011, às 16h32   Luiz Fernando Lima e Pimenta na Muqueca



A terça-feira (8) começou agitada em Itabuna com o registro de dois homicídios. Um homem levou quatro tiros no início da manhã, na estrada do Serrado. A polícia ainda não conseguiu identificar a vítima.

Há pouco, por volta das 11h, Isaías Lima da Silva, conhecido como “Mudo”, foi assassinado com um tiro na nuca. O crime ocorreu na Rua São Francisco. “Mudo” tinha várias passagens pelo Complexo Policial pela prática de assaltos e arrombamentos. Só em 2011, ocorreram 30 assassinatos no município.

A média de município é assustadora e reflete a situação precária da segurança público em todo o estado da Bahia. Inclusive, de acordo com levantamento do blog Pimenta na Muqueca aponta para que a quantidade de mortes para cada grupo de 100 mil moradores foi, em 2010, de 73, enquanto na capital a relação ficou em 61.

Outro problema é que no link de estatísticas do site da Secretaria de Segurança Pública (SSP) os dados do interior do estado não são atualizados desde junho de 2010. Mesmo diante do crescimento vertiginoso da sensação de violência que se alastra entre a população da Bahia.

No site, a SSP garante que a divulgação dos dados é fundamental para a sociedade. “A Secretaria da Segurança Pública, reconhecendo a importância da socialização das informações da análise criminal e considerando que a estatística criminal é uma ferramenta que alicerça todo sistema da Segurança Pública do Estado, disponibiliza dados extraídos de ocorrências policiais a fim de que a sociedade também possa utilizá-la como subsídio no exercício da sua responsabilidade constitucional na área em questão”.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp