Polícia

Clima de tensão no bairro de Pernambués

Publicado em 20/11/2012, às 17h28   Alessandro Isabel (twitter: @alesandroisabel)



“O clima é de medo. Não quero sair de casa”, as palavras são de um morador do bairro de Pernambués, em Salvador. Por motivos óbvios ele prefere não se identificar por medo de ameaças. “Nasci e me criei aqui na Baixa do Manu. Passei por momentos bons e ruins, mas igual a este eu nunca vivi”, conta temeroso para a reportagem do Bocão News.

A lei do silêncio impera na localidade. O temor de ser mais uma vítima dos traficantes, faz uma comunidade conviver escondida por trás de grades e respeitar aquele que comanda uma área utilizando armas e ameaças.

A realidade não é exclusividade da Baixa de Manu. Moradores da avenida Hilda também convivem com uma realidade cruel, mas que já faz parte da rotina. “Nós já somos treinados. Até as crianças já sabem o que fazer quando escutam os disparos. Deita no chão... deita no chão”, relata uma moradora que explica como funciona a lei da comunidade: “aqui não se vê nada, não sabe de nada. Olho viu, boca piu”.

A última ação dos traficantes foi registrada na tarde de segunda-feira (19). Segundo informações de comerciantes uma ordem vinda do comando do tráfico ordenou que todas as lojas do final de linha forma fechadas. “Eles não pedem. Eles mandam e temos que acatar”.

Após sucessivas ações dos marginais, o comando da Polícia Militar (PM) realiza ação neta terça-feira (20). O objetivo, segundo o major Jailson, é prender os líderes do tráfico de drogas da região. “Esse trabalho vem sendo realizado ostensivamente. Hoje estamos intensificando”.
Por meio de nota a PM informa que iniciou, a operação para intensificar o policiamento no bairro. 125 policiais militares da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), do Batalhão de Choque, do Esquadrão de Polícia Montada, Esquadrão Águia, Grupamento Gêmeos, Operação Apolo, Rondesp Central, além de um helicóptero do Grupamento Aéreo da PM (Graer).

Os militares realizam rondas abordagens nas áreas do Jardim Brasília, Saramandaia, Baixa do Manu, final de linha de Pernambués e avenida Luís Eduardo Magalhães, visando aumentar a segurança nessas localidades.


Foto: Gilberto Junior // Bocão News

*Matéria publicada originalmente às 10h17 do dia 20/11.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp