Polícia

Polícia é acusada de ação violenta após jogar spray de pimenta em família durante denúncia de poluição sonora; veja vídeo

Reprodução/Google Maps
Bnews - Divulgação Reprodução/Google Maps

Publicado em 08/02/2021, às 16h58   Redação BNews



Uma festa de aniversário que terminou com spray de pimenta e uma pessoa desmaiada, por volta das 16h, no último domingo (7), na Rua M, no bairro Muchila, em Feira de Santana. Segundo familiares, a policiais militares invadiram a casa residência após denúncias de poluição sonora, contudo, são apontados por terem utilizado a violência para apreender o som através do spray de pimenta. 

A ação foi registrada por pessoas que estavam no local. De acordo com as imagens e apuração do BNews, uma mulher de 48 anos acabou desmaiada. “Eu tenho problema de pressão, assim que botaram spray de pimenta no meu rosto eu desmaiei, saíram jogando spray de pimenta no rosto de todo mundo”, relatou. 

Assista ao vídeo:

Ainda conforme a denúncia, os familiares estavam comemorando um aniversário quando a polícia chegou na residência. A denunciante informou também que equipes da Polícia Militar (PM) afirmaram que iriam apreender o som em razão de 10 denúncias de poluição sonora. 

Entretanto, uma das pessoas garantiu que abaixaria o volume. Na ocasião, as pessoas seguraram os aparelhos de som para impedir que fossem apreendidos. Todavia, a PM teria reagido com uma atuação enérgica através do uso do spray.  

Questionada, a assessoria de comunicação da PM-BA alegou que a equipe informou aos presentes sobre a necessidade de apreensão do equipamento sonoro. Contudo, no momento que a mulher tentou impedir a apreensão dos equipamentos, e, segundo polícia, passou a desacatar, empurrar os servidores e tentou puxar a arma de fogo que estava no coldre de um dos policiais militares, coordenador da operação, teria sido necessária a utilização do uso proporcional da força, e posterior encaminhamento à delegacia, onde as medidas cabíveis foram adotadas. 

Leia na íntegra: 

Durante o andamento da Operação Feira quer Silêncio, contra a perturbação do sossego alheio e crime ambiental de poluição sonora, prepostos da Polícia Militar da Bahia, através do Comando de Policiamento da Região Leste e servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Feira de Santana – SEMMAM foram averiguar denúncia de veículo com som alto incomodando a vizinhança, na rua M do bairro Muchila. 

No local, foi constatado através do aparelho de aferição do volume sonoro, o valor de 78,7 decibéis, salientando que é considerado abuso, o volume do som acima de 70 decibéis durante o dia (das 7h às 22h), e de 60 decibéis à noite (22h às 7h), conforme a Lei Complementar nº 120/2018. Desta forma, a poluição sonora está enquadrada como crime ambiental e de perturbação da ordem pública.

A equipe informou aos presentes, sobre a necessidade de apreensão do equipamento sonoro, momento que uma mulher tentou impedir a apreensão dos equipamentos, e passou a desacatar e empurrar os servidores, e em determinado momento tentou puxar a arma de fogo que estava no coldre de um dos policiais militares, coordenador da operação, além de insuflar os demais presentes contra o trabalho da equipe, sendo necessária a utilização do uso proporcional da força, e posterior encaminhamento à delegacia, onde as medidas cabíveis foram adotadas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp