Polícia

SSP presta homenagem in memoriam ao 'Mestre Álvaro'

Divulgação-SSP-BA
Nome do investigador da Polícia Civil agora intitula auditório do COI  |   Bnews - Divulgação Divulgação-SSP-BA

Publicado em 09/06/2018, às 20h35   Redação BNews



A Secretaria da Segurança Pública prestou uma homenagem ao investigador Álvaro Castro, mais conhecido como 'Mestre Álvaro', que faleceu há um ano, vítima de infarto. O auditório do Centro de Operações e Inteligência (COI) passa a ter o nome do policial civil. Solenidade com participação da família e de amigos ocorreu, na manhã de sexta-feira (8).

Com passagens pelo Exército Brasileiro e Petrobras antes de se tornar investigador da Polícia Civil, Mestre Álvaro era o maior instrutor de tiro da Bahia e um dos mais renomados, no Brasil. Um dos filhos, durante discurso, lembrou que em um curso nos Estados Unidos, após aulas teóricas e início da parte prática, um dos instrutores retirou o colete dele de aluno e colocou o de professor.

Na entrada do COI, integrantes da Coordenação de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil, unidade onde Mestre Álvaro passou maior parte da sua carreira, e da Associação Baiana de Tiro, que ele ajudou a fundar, se misturavam com policiais militares, bombeiros, peritos, entre outras pessoas que foram alunos, colegas e amigos.

“Desde a inauguração do COI ficamos pensando em um nome para homenagear. Quando foi sugerido Mestre Álvaro, além da unanimidade, uma cobrança passou a ser exercida. Isso mostra o quanto era querido e amado por todos”, ressaltou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa. 

O titular da pasta lembrou que Mestre Álvaro parecia muito com o seu avô, militar do Exército, que serviu na Segunda Guerra Mundial. “Antes de falecer, Mestre Álvaro me presentou com uma arma usada por meu avô. Só então fiquei sabendo que tinham servido juntos e da amizade constituída entre eles”, contou.

Barbosa destacou ainda um trecho da Oração das Operações Especiais, entoada pelos integrantes da COE, no final do evento que diz: “Que nunca envergonhemos a nossa fé, a nossa família e os nossos camaradas”. Para o secretário, esta frase representa muito bem quem foi o Mestre Álvaro. “Ser humano ímpar, amado por todos”, concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp