Polícia

Quatro presos na Operação Corcel II são liberados

Imagem Quatro presos na Operação Corcel II são liberados
Eles são soltos por determinação da juíza Ivone Bessa, da 1ª Vara Crime  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 24/07/2011, às 11h59   Ivana Braga



Presos acusados de participação em um esquema de fraudes envolvendo emissões de crédidto de reposição florestal, Plínio Augusto de Castro, Paulo Sérgio Preregrini, Ruy Muricy de Abreu e Marcos César Félix Ferreira nem chegaram a sentir o sabor amargo das grades. Eles foram liberados por ordem da juíza Ivone Bessa Ramos, titular da 1ª Vara Crime de Salvador.

Os quatro foram  presos na Operação Corcel II, realizada em conjunta pelas Secretarias da Segurança Pública (SSP) e Meio Ambiente (Sema), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público (MP) e Ibama deflagrada na madrugada desta sexta-feira (22), tendo como objetivo a desarticulação de um esquema fraudulento na emissão de créditos de reposição florestal.

A operação teve como meta o cumprimento de 29 mandados de prisão e 34 de busca, além da apreensão de diversos caminhões. Ela cumpriu 20, dos 29 mandados de prisão, sendo 13 no interior baiano, seis em Salvador e um em São Paulo.

O crédito é utilizado como uma forma de compensação ambiental gerado pelo consumo de madeira ou derivados. Ou seja, o empresário tem que apresentar um projeto a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (SEMA) comprovando que tem propriedade e recursos para realizar o plantio de árvores em quantidade equivalente a madeira que será extraída.

A fraude na emissão de crédito de reposição florestal já rendeu cerca de R$ 70 milhões aos empresários envolvidos no esquema que contava com a aprticipação de funcionários da Sema.

As investigações começaram em 2010, após a descoberta de irregularidades na emissão de crédito de reposição florestal. Entre os presos estão , produtores e comerciantes de carvão acusados de evolvimento no esquema fraudulento de diversos órgão em 11 municípios baianos (Juazeiro, Jequié, Bom Jesus da Lapa, Barreiras, Riacho de Santana, Guanambi, Carinhanha, Coribe, Cocos, Vitória da Conquista, Salvador) e em São Paulo.

Os presos são funcionários e ex-funcionários da SEMA, produtores, comerciantes e dois consultores. Entre os presos estavam Marcos Ferreira, detido em Jequié, Paulo Pelegrini e Ruy Muricy, presos em Salvador, e Plínio Castro, em Vitória da Conquista.

Foto: Roberto Viana // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp