Polícia

“Não tem rebelião porque os presos não querem”, afirma coordenador de sindicato

Publicado em 13/01/2017, às 09h06   Redação Bocão News



Após a confirmação da fuga de ao menos 16 presos da Cadeia Pública de Salvador na madrugada desta sexta-feira (13), o coordenador do Sindicato dos Servidores Penitenciários da Bahia (Sinspeb), Geonias Santos, concedeu entrevista ao Bocão News onde falou sobre o sistema carcerário baiano.
Geonias afirmou à reportagem que o sindicato já apresentou diversos relatórios à Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, “mas isso não resolveu o problema”.
Com relação à fuga desta madrugada, Geonias relatou: “a Cadeia Pública é a única considerada segura em toda a Bahia, e foi justamente lá que eles fugiram, e com facilidade. Todos, a princípio, da mesma cela”.
Questionado sobre de que forma o Sinspeb atua junto ao governo para tentar amenizar o problema, Geonias foi enfático e fez duras críticas ao secretário Nestor Duarte: “o secretário Nestor é incompetente e falastrão. Ele diz que há rebelião em outros lugares e não tem aqui. Não tem rebelião porque os presos não querem”.
De acordo com Geonias, caso aconteçam problemas maiores, como os que ocorreram no Amazonas e em Roraima, o secretário Nestor Duarte e o major Júlio César, superintendente de gestão prisional da Seap, serão os responsáveis: “o major que gere, na prática, as unidades prisionais, mente, inclusive ao secretário de segurança, sobre a situação dos presídios”.
Vale ressaltar que afuga aconteceu justamente na madrugada seguinte às delcarações dos advogados Luiz Viana, presidente da OAB-BA, e Luiz Augusto Coutinho, criminalista e PhD em Ciências Jurídicas e Sociais ao Bocão News, fazendo críticas ao sistema prisional baiano, inclusive com colocações acerca da grande quantidade de presos provisórios, da estrutura física precária e falta de pessoal nos presídios.
Matéria relacionada:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp