Polícia

Polícia tenta explicar os 10 mil homicídios sem elucidação

Imagem Polícia tenta explicar os 10 mil homicídios sem elucidação
Em nota, SSP confirma que dados são de crimes ocorridos até 2007   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 24/05/2011, às 16h57   Rafael Albuquerque



Dados divulgados recentemente dão conta de que mais de dez mil assassinatos na Bahia não tiveram os inquéritos concluídos e ficaram impunes, sem solução. A notícia choca, principalmente quando é levada em consideração a situação das famílias das vítimas que convivem com o sentimento de impunidade. Esses dados representam inquéritos instaurados até 2007. Isso significa que tantos outros crimes ocorridos de 2007 em diante estão sem solução.

Como tentativa de melhorar o quadro negativo, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP), comandada por Maurício Teles, até criou recentemente o Departamento de Homicídios, que inclui onze delegacias, sendo seis em Salvador e Região Metropolitana e cinco no interior. A idéia é intensificar as ações da Polícia Civil para ampliar os percentuais relativos à elucidação e conclusão de inquéritos de homicídios, mas o que se constata a cada dia é o aumento no número de casos sem resolução.

Procurada, a SSP informou à reportagem do Bocão News que quem responde por isso é a Polícia Civil do Estado da Bahia, representada pelo Delegado-geral Hélio Jorge Paixão, cuja assessoria se limitou a enviar uma nota tentando esclarecer o assunto, sobre o qual ainda pairam muitas dúvidas. Segue trecho: “A Polícia tem como meta encaminhar à Justiça, até o final de 2011, todos os inquéritos instaurados até 2007 pela instituição, estimado em 10 mil. A meta foi estabelecida em conjunto com o Enasp – Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública, entidade multidisciplinar que, além da Polícia baiana, reúne representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Conselho Nacional de Justiça, entre outros órgãos ligados à Justiça e a Segurança Pública de todos os estados brasileiros”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp