Polícia

Brumado: explosivos e armas são apreendidas com terceirizado de pedreira

Publicado em 10/11/2015, às 18h43   Redação Bocão News (twitter: @Bocaonews)



Um recipiente plástico contendo 500 ml de explosivo granulado, 32 espoletas com estopins, uma espingarda tipo garrucha, um revólver de dois canos, além de pólvora e chumbinho em pequenas quantidades, foram apreendidos, nesta terça-feira (10), com o blaster Adeilto de Jesus Souza, de 39 anos.
Uma equipe da 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Brumado cumpriu mandado de busca e apreensão no imóvel, ocupado por ele, localizado no bairro Olhos d'Água, naquela cidade.
Adeilto, que trabalha como especialista em explosivos numa empresa que presta serviço para pedreiras, em Brumado, disse aos policiais que comprou o material de um desconhecido por R$ 300 e o utilizaria no trabalho.
Ele foi autuado em flagrante pela posse das armas e por armazenar explosivos em local indevido. Adeilto foi encaminhado à carceregem da 20ª Coorpin, onde permanecerá custodiado à disposição da Justiça. As armas serão periciadas no Departamento de Polícia Técnica (DPT) e os explosivos foram recolhidos pelo Exército. Conforme nota da Ascom / Polícia Civil.
Regulamentação da profissão de “Blaster”.
De acordo com o Decreto 3.665, de 20 de novembro de 2000, da Presidência da República, Blaster é o “elemento encarregado de organizar e conectar a distribuição e disposição dos explosivos e acessórios empregados no desmonte de rochas”.
O mesmo decreto determina em seu artigo 34, que: “São atribuições das Secretarias de Segurança Pública:… XII – fornecer, após comprovada a habilitação, o atestado de Encarregado do Fogo (Blaster)”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp