Mundo

Projeto aprovado nos EUA pode banir TikTok do país; entenda

Getty Images
Presidente americano já se manifestou a favor da proposta para banir TikTok  |   Bnews - Divulgação Getty Images

Publicado em 13/03/2024, às 12h21   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou, nesta quarta-feira (13), um projeto de lei que pode banir o TikTok no país. A proposta exige, no território americano, um novo dono para o aplicativo, que atualmente é controlado pela empresa chinesa ByteDance. Caso isso não aconteça, a rede social terá que deixar o país.

O projeto ainda precisa da aprovação do Senado e também depende de resposta positiva do presidente da República. Joe Biden, por sua vez, disse na semana passada que assinaria a lei, tendo apoio massivo de democratas e republicanos.

O TikTok se manifestou afirmando que espera que "o Senado americano considere os fatos e que escute seus eleitores" antes de consumar qualquer decisão.

Se todas as casas aprovarem o projeto, a ByteDance terá até seis meses para encontrar um comprador. Esse novo dono, porém, não pode ter nenhum tipo de relação com a empresa chinesa.

Em caso de recusa no cumprimento da decisão americana ou na falta de um comprador, as big techs Apple e Google serão obrigadas a remover o TikTok de suas lojas de aplicativo, App Store e Play Store.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp