Mundo

Navio da Marinha chinesa resgata seis brasileiros da guerra do Sudão

Reprodução/CCTV
Missão retirou 493 cidadãos do Sudão; 100 mil pessoas estão refugiadas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/CCTV

Publicado em 02/05/2023, às 16h37   Cadastrado por Victória Valentina



Um navio da Marinha da China resgatou, no último final de semana, um novo grupo de chineses e estrangeiros do Sudão, país tomado por conflitos. De acordo com a rede estatal chinesa CCTV, seis brasileiros da mesma família estavam no meio.

A embarcação retirou 493 cidadãos do país que está em conflito. O grupo inclui 272 chineses e 221 estrangeiros, em sua maioria paquistaneses.

No site da CCTV, relatos de brasileiros resgatados foram divulgados. No entanto, tiveram a identidade preservada.

“A Marinha chinesa não só arranjou quartos para nós, mas nos perguntou o que gostaríamos de comer, quais restrições [religiosas] tínhamos e de que ajuda precisávamos. Estamos emocionados e agradecemos muito à Marinha chinesa”, diz um dos brasileiros.

Em nota divulgada em 21 de abril, o Itamaraty afirmou estar em contato com os 21 brasileiros que estariam no Sudão. “O governo brasileiro tem mantido coordenação com outros países que também têm cidadãos em território sudanês sobre ações coordenadas de evacuação, a serem implementadas tão logo as condições de segurança permitam", completou a pasta.

Guerra no Sudão

O país localizado no norte do continente africano passa, desde 15 de abril, por um período violento causado por embate de duas forças militares do país, que discordam sobre o futuro do poder civil.

Estima-se que o conflito já deixou 528 mortos e quase 5 mil feridos, de acordo com informações oficiais do Sudão. A Organização das Nações Unidas estima que mais de 100 mil refugiados já deixaram o país e procuram abrigo em cidades de outros territórios africanos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp