Mundo

Crise econômica da Argentina atinge Uruguai; entenda como

Divulgação / Pixabay
Desvalorização da moeda argentina abala economia na fronteira uruguaia  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay

Publicado em 14/07/2023, às 17h30 - Atualizado às 17h37   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

A crise econômica da Argentina está repercutindo diretamente nos negócios do Uruguai. Isso porque, diante da desvalorização do peso, os uruguaios estão atravessando a fronteira para comprar alimentos e produtos de limpeza, abastecer os veículos, enfim, guarnecer suas casas com mantimentos diversos.

Em 2023, a moeda argentina perdeu cerca de 25% de seu valor em relação ao dólar, ao passo que, no Uruguai, que está com uma inflação de 6% ao ano, a moeda local se fortaleceu em relação ao dinheiro americano. Consequentemente, o comércio na fronteira do Uruguaio perdeu competitividade.

Tal comportamento está gerando uma crise no país e os primeiros afetados são os comerciantes que trabalham com supermercados, postos de gasolina e farmácias. De acordo com matéria do jornal Valor Econômico, "apesar dos incentivos do governo uruguaio para atenuar o problema, a diferença de preços cria “enormes” trasntornos para o comércio local. Há estabelecimentos fechando e nenhum sinal de que isso vá acabar logo”, afirmam os comerciantes fronteiriços.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp