Meio Ambiente

ONU alerta para mudança climática mais rápida do que o previsto

Divulgação/ ONU News
Toda população mundial será afetada por essa mudança, que é uma "ameaça cada vez mais séria ao nosso bem-estar e à saúde do planeta"  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ ONU News

Publicado em 28/02/2022, às 22h40   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

De acordo com o relatório do Painel Intergovernamental sobre Especialistas em Mudanças Climáticas (IPCC), os impactos das mudanças climáticas estão sendo “muito mais rápidos” do que o previsto, causando “perturbações perigosas e generalizadas na natureza”, sendo uma “ameaça cada vez mais séria ao nosso bem-estar e à saúde do planeta”. A informação foi passada nesta segunda-feira (28), pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia mais: Guerra da Ucrânia atinge agro, e ministra diz já ter 'plano A e plano B'

Ainda de acordo com a ONU, toda a população mundial será afetada pelos efeitos climáticos, porém, em especial, os povos indígenas e as comunidades locais. “Tenho visto muitos relatórios científicos na minha vida, mas nada como isso”, disse o secretário-geral geral da ONU, António Guterres. O relatório destaca que o planeta enfrentará vários perigos climáticos inevitáveis, caso o aquecimento global chegue a 1,5°C. Alguns deles terão efeito irreversível.

“O relatório do IPCC apresentado hoje é um atlas do sofrimento humano e uma indagação sobre danos e sobre o destino de nossas lideranças climáticas. Fato a fato, esse relatório mostra que pessoas e planeta estão afetados pelas mudanças climáticas”, revelou Guterres, antes de explicar que “neste momento, praticamente metade da humanidade vive em zona perigosa. Neste momento, muitos ecossistemas chegaram a um ponto sem retorno. E neste momento, o alcance descontrolado da poluição corrente força uma vulnerabilidade global que está em marcha para a destruição. Os fatos são inegáveis. Essa abdicação de nossas lideranças é criminosa. Os grandes poluidores continuam sendo os culpados por prejudicar nosso único lar”.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp