Meio Ambiente

Junho Verde: Aeroporto e shoppings chegam a economizar até 30% com reuso de água em Salvador

Divulgação/Embasa
O BNews realiza uma série de reportagens sobre conscientização da preservação ambiental  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Embasa

Publicado em 02/06/2021, às 19h36   Yasmim Barreto



Um recurso natural e essencial para a existência de vida no planeta Terra, a água, tem chamado atenção cada vez mais de grandes empresas sobre a importância de preservá-la. Para que a escassez não vire uma realidade no futuro, uma das alternativas utilizadas é o reuso da água, que tem sido implantado por empresas como: o Aeroporto de Salvador, o Shopping Salvador e Norte Shopping. 

Em comemoração ao Junho Verde, o BNews realiza uma série de reportagens sobre conscientização, hábitos sustentáveis e boas práticas de conservação do meio ambiente. Nesta primeira matéria, a reportagem conversou com a coordenadora de Meio Ambiente do Salvador Bahia Airport, Alessandra Reis, sobre a importância do reuso da água e como isso é feito no aeroporto internacional de Salvador.  

“Entendemos que a água potável é um recurso finito e que todos temos que contribuir de alguma forma para sua preservação”, afirma Alessandra. 

Dentre algumas iniciativas, o Salvador Bahia Airport ampliou o reuso de água através de um sistema de captação do recurso em máquinas de ar-condicionado, que vai gerar uma economia de 15.768 m³ por ano. Com a tecnologia, a água que seria descartada no processo de refrigeração é reaproveitada e armazenada em tanques com capacidade de 5.400L cada e destinada ao abastecimento das torres de resfriamento do Aeroporto.

Ainda conforme a coordenadora Alessandra Reis, a economia circular faz com que reduza em 30% o consumo de água do Salvador Bahia Airport. 

Além disso, a coordenadora ressaltou que há outras iniciativas, como o reaproveitamento da água utilizada pelos bombeiros nos testes periódicos e obrigatórios de combate a incêndio. “A curto prazo, vamos implantar um sistema para reaproveitar a água, que seria transferida para um reservatório e reutilizada para fins não nobres”. 

Todavia, os passageiros também são um dos grandes focos da empresa, já que também existem ações educativas e comemorativas para o mês do Meio voltadas exclusivamente para eles. 

“A exposição no Salvador Bahia Airport de pássaros feitos a partir de plástico reciclado, com o objetivo de chamar a atenção dos passageiros para temas como reciclagem, economia circular e preservação da biodiversidade. Também será exposta no TPS uma campanha de comunicação a respeito da estratégia ambiental da VINCI Airports e como ela vem sendo aplicada em Salvador”, contou. 

Em estudo realizado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) com o objetivo de diagnosticar o potencial de reuso para a Bahia, foi constatado que 1.391,2 l/s (litros por segundo) podem ser reutilizados, sendo 916 l/s para uso na agricultura e 475 l/s na indústria.

Já para o polo industrial de Camaçari, o potencial misto para reuso é de 250 l/s (190 l/s na indústria e 42 l/s em usos agrícolas). 

SSA e Salvador Norte Shopping

Em dois shoppings centers de grande porte, localizados em Salvador e na Região Metropolitana de Salvador (RMS), também são feitas ações de conscientização direcionadas ao reuso da água. Segundo o empreendimento, com o aproveitamento da água das chuvas, há uma economia de 12% de todo o consumo médio mensal de todo o shopping;

De acordo com Clezyane Araújo, analista de Meio Ambiente dos shoppings, toda a água que já está sendo utilizada no sistema é reaproveitada para irrigar jardins, descargas dos banheiros, sistema de ar condicionado e na captação de água da chuva.

Para Clezyane, na prática, os benefícios direto são econômicos e a responsabilidade ambiental de reduzir impactos tendo uma operação sustentável. 

"O reuso da água por nossas operações tem impacto ambiental positivo, já que deixamos de consumir um recurso primário e reutilizamos uma água que já está no sistema e será utilizada novamente em outras partes, temos também redução dos custos", afirmou. 

A analista de Meio Ambiente reforça que, apesar da água ser um recurso renovável ela é esgotável. "Atualmente, estamos perdendo quantidade e qualidade das águas para consumo devido ao aumento do desmatamento, poluição dos rios, contaminação de nascentes, entre outros fatores, logo, se não levarmos a sério que precisamos preservar as reservas que ainda temos e revitalizar as que estão sendo degradas, estaremos correndo sérios ricos de escassez", finalizou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp