Meio Ambiente

Em 10 anos, Ibama reduz quase metade do quadro de funcionários

Agência Brasil
Órgão federal responsável por fiscalizar crimes ambientes, hoje conta com apenas 591 fiscais para cobrir todo o território nacional  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 13/08/2020, às 10h54   Redação BNews



Nos últimos 10 anos, o Ibama, principal órgão federal de fiscalização do meio ambiente, sofreu sucessivas perdas e hoje funciona com metade do quadro de funcionários que já teve na década passada.

Enfrentando uma das piores fases desde a sua fundação em 1989, o Ibama conta hoje com apenas 591 fiscais para cobrir todo o território nacional - a maior parte deles na Amazônia - e conter o avanço dos crimes ambientais.

De acordo com informações do Estadão, o quadro é 45% menor em 2020 com relação há dez anos. Somente neste ano, o órgão reduziu 24% do número de funcionários de 2019.

Em junho, o presidente do instituto, Fortunato Bim, enviou um ofício ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, no qual fala sobre a situação crítica do órgão e pede autorização para fazer um concurso público para a contratação não só de fiscais, mas de analistas e técnicos.

Ao todo, o Ibama solicitou a reposição de 2.311 servidores, com um investimento aproximado do Governo Federal de R$ 66,6 milhões, que entraria no orçamento de 2021.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp