Meio Ambiente

“Os turistas podem frequentar as praias, podem vir pro Nordeste”, tranquiliza ministro sobre manchas de óleo

Roberto Viana/ BNews
Ele contou que o Governo Federal disponibilizará, através do Exército, 5 mil homens para ajudar na limpeza  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana/ BNews

Publicado em 21/10/2019, às 22h21   Márcia Guimarães e Pedro Vilas Boas



Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto conversou com a imprensa nesta segunda-feira (21) em Salvador e buscou o tom de equilíbrio entre Governo Federal e Governo da Bahia. Após a conversa com o governador Rui Costa (PT), ele anunciou que o pedido de situação de emergência do estado foi reconhecido e este é o primeiro caminho para o repasse de recursos federais que serão utilizados na limpeza do óleo em praias baianas.

“Viemos aqui ouvir os anseios do Estado. Estamos trabalhando, mas também sabemos que podemos fazer mais pelo Estado [...] Estamos preocupados com o potencial turístico da região para que esse desastre não impacte no verão de todos. É importante salientar para os turistas que eles podem frequentar as praias, podem vir pro Nordeste, pois o turismo é importantíssimo para essas regiões”, destacou Canuto.

Ele contou que o Governo Federal disponibilizará, através do Exército, 5 mil homens para ajudar na limpeza das praias. O ministro lembrou das limitações relacionadas à natureza do desastre, pois o país está tendo que lidar com a consequência da tragédia, já que não sabe a sua causa. “Já foram recolhidas 900 toneladas de óleo em 2500 Km, da Bahia ao Maranhão”, contabilizou.

Canuto explicou que não há como prever a chegada do óleo na praia, pois a densidade deste resíduo faz com que ele fique abaixo da lâmina de água. “É uma situação inédita no mundo, um desastre ambiental sem precedentes. Estamos aprendendo neste caso, pois não sabemos quando e onde aconteceu [o derramamento de óleo]. Precisamos agora ser mais rápidos e efetivos na limpeza para que o óleo não retorne para o mar”, completou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp