Meio Ambiente

Voluntários limpam o mar da Barra

Divulgação
No último domingo (25), cerca de 30 voluntários fizeram uma varredura nas águas  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 27/08/2019, às 22h37   Redação BNews



O mar da Barra está mais limpo, graças ao trabalho de um grupo de pessoas que se preocupa com o meio ambiente. No último domingo (25), cerca de 30 voluntários fizeram uma varredura no fundo do mar.

“Nossas ações começaram após o Carnaval de 2010 com o objetivo de mostrar os impactos da festa no fundo do mar da Barra. De lá pra cá, fizemos centenas de ações, a maioria na orla da Barra, não só em época de eventos, mas sempre que achamos que existe lixo no fundo do mar e as condições para o mergulho estão boas. Para ter uma ideia foram 38 ações em 2017 e 42 em 2018. Ao longo desses anos, o grupo cresceu bastante, porém se manteve voluntário sem nunca ter aceitado patrocínio ou verbas de qualquer fonte”, contou o surfista e mergulhador Bernardo Mussi. 

O grupo acredita que não precisa de dinheiro para realizar a limpeza e, assim, se mantém livre para seguir a essência do projeto. “Precisamos apenas de vontade e os equipamentos pessoais. Nesta ação participaram cerca de 30 voluntários e a mobilização sempre é feita através do grupo de ZAP que temos. Interessados nos contatam através das nossas redes sociais, dos voluntários, amigos ou nas palestras e eventos que participamos. A participação é livre bastando apenas que o voluntário tenha seu próprio equipamento, saiba mergulhar o básico ou tenha SUP para ir acompanhando. Quem não mergulha também vai pela praia”, contou Mussi.

Ele destacou que o alerta para a preservação é contínuo e não pode parar. “Sabemos que o trabalho de conscientização é demorado e precisa de um conjunto de ações para que ocorra. Fazemos a nossa parte e acreditamos que o Parque Marinho da Barra veio para acelerar esse processo, mas é preciso que a mídia, as escolas, universidades, iniciativa privada, eventos e todos que possuem o poder de influenciar pessoas esteja comprometido com a causa. É um processo e sou otimista”, finalizou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp