Meio Ambiente

Ministério Público manda soltar animais silvestres

Publicado em 23/08/2011, às 10h40   Redação Bocão News



O Promotor Heron Godilho da 2ª Promotoria de Meio Ambiente de Salvador determinou à Companhia de Policia de Proteção Ambiental e a Policia Civil do Estado da Bahia (COPPA) que promova a soltura imediata dos animais silvestres da fauna brasileira apreendidos após a lavratura do auto. 
A medida visa o cumprimento da Legislação Ambiental por parte dos órgãos estaduais, e evitar a morte das espécies no Cetas, que segundo relatório de peritos do MP chega a 80%. Com a medida, se mortes vierem a acontecer elas não passarão de 2%, afirma a ambientalista Telma Lobão.
A COPPA também foi intimada pelo Promotor Luciano Santana da 1ª Promotoria de Meio Ambiente de Salvador para dar explicação sobre a destinação dada as colméias de abelhas que são apreendidas pelo orgão, pois segundo denúncias da população, os animais estariam sendo queimados vivos.
Uma outra determinação do Promotor Heron foi uma recomendação para soltura de animais silvestres da fauna brasileira a Policia Rodoviária Federal, que na Bahia combate arduamente o tráfico de animais silvestres tendo a frente dessas operações o inspetor Virgilio Tourinho. 
Galos de Briga - O questionamento dos ambientalistas e dos promotores Heron e Luciano, especialistas em Direitos dos Animais, sobre a destinação dada aos galos de briga que “saem das rinhas para a panela”, chegou ao fim. Através de determinação do Promotor Heron o Zoológico de Salvador está autorizado a receber esses galos e ressocializá-los em uma área destinada para tal. 
O Promotor Luciano Santana visitou o local e aprovou. Segundo Luciano os galos não são violentos, são treinados para serem, e até a alimentação fornecida contribui para isso.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp