Meio Ambiente

Moradores de Mar Grande denunciam abertura de estrada sem licença ambiental

Publicado em 04/02/2015, às 07h06   Vinícius Ribeiro (Twitter:@vin_ribeiro)



Uma estrada que está sendo aberta em meio à vegetação nativa vem preocupando moradores da Ilha de Itaparica. Segundo denúncia da Associação dos Amigos de Mar Grande, a região trata-se de uma Área de Proteção Permanente (APP) e as obras realizadas não possuem permissão dos órgãos ambientais competentes. A Associação também protocolou denúncia junto aos ministérios públicos Estadual e Federal.

Estrada em meio à Ilha de Itaparica

De acordo com as informações dos moradores, a está sendo aberta nas proximidades do acesso à Praia da Penha, em Vera Cruz, e não possui placas indicativas que comprovem sua legalidade diante do Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Em tempo, o Ibama publicou nota eximindo-se da responsabilidade transferindo a situação para o âmbito estadual, neste caso o Inema.   

Em contato com a assessoria do Inema, a reportagem do Bocão News foi informada que o órgão enviou uma equipe técnica para o local e que um relatório sobre a estrada aberta em meio à mata nativa será emitido o quanto antes pelo Instituto.  

Documento enviado ao Inema pela Associação

Os operários que realizam a obra não informam para quem estão trabalhando e, mesmo alertados dos riscos judiciais ao praticarem crime ambiental, afirmam que necessitam dos ganhos pelo serviço. As máquinas utilizadas para abrir a via não apresentam identificação, o que reforça os sinais de clandestinidade.

De acordo com a Lei Federal, se for comprovada a prática de destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente, os responsáveis estarão sujeitos à detenção, de um a três anos, ou multa, ou até ambas as penas cumulativamente.

Nota originalmente postada dia 3

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp