Salvador

MP instaura inquérito para apurar eventual abuso no aumento da tarifa de ônibus

Publicado em 11/04/2017, às 07h41   Aparecido Silva


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público Estadual (MP) instaurou inquérito civil para apurar eventual abuso no aumento da tarifa de ônibus em Salvador. O caso ficará a cargo da 2ª Promotoria de Justiça do Consumidor da Capital. 

O órgão foi provocado pelos vereadores Sílvio Humberto (PSB) e Hilton Coelho (Psol) e pelas vereadoras Marta Rodrigues (PT) e Aladilce Souza (PCdoB).

Os vereadores questionam o descumprimento do artigo 44 da Lei Orgânica do Município, que obriga o Poder Executivo a encaminhar ao Legislativo municipal a planilha de custos antes do aumento da tarifa, o que não teria ocorrido.

A representação dos legisladores tem como alvo o município de Salvador e os consórcios Integra Plataforma, Integra Salvador Norte e Integra OT Trans.

Outro ponto questionado pelos vereadores é a declaração do prefeito sobre a suspensão do pagamento da outorga pelas empresas com base no desequilíbrio do contrato. Os estudos também não foram disponibilizados.  

Na ocasião em que o grupo de vereadores anunciou a representação no MP, a prefeitura de Salvador emitiu nota e informou que obedece ao acordo firmado no contrato de concessão do serviço. “O próprio edital do certame licitatório já previu, de forma antecipada e transparente, os critérios e épocas próprios para os reajustes tarifários durante toda a vigência dos contratos de concessão, fazendo-se lei entre as partes”, explicou.

A nota do Executivo dizia ainda que a Câmara e o Ministério Público tiveram acesso ao resultado do processo de revisão tarifária feito pela Arsal com o suporte técnico da Deloitte, empresa de auditoria e consultoria empresarial.

Notícias relacionadas:

De R$ 3,30 para R$ 3,60: Semob detalha aumento da passagem de ônibus em Salvador
Vereadores entram com representação contra aumento da tarifa de ônibus
Prefeitura diz que aumento da tarifa de ônibus está previsto em contrato

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp