Política

Temer quer nome ligado a Janot na Procuradoria-Geral da República

Publicado em 23/04/2017, às 07h35   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Diante do discurso de Rodrigo Janot de que não quer assumir um terceiro mandato no comando da PGR (Procuradoria-Geral da República), o presidente Michel Temer avalia um nome alternativo para ocupar o cargo a partir de setembro, de acordo com a Folha. A reportagem detalha que o desejo do peemedebista é que o novo procurador-geral seja alguém ligado a Janot, para passar a ideia de "continuidade" dos trabalhos da Lava Jato e evitar desgaste.
Segundo a publicação, auxiliares de Temer admitem, em caráter reservado, que nome próximo ao atual procurador-geral seria ideal também para dar "previsibilidade" ao andamento das ações que investigam oito de 28 ministros do governo. Nesse cenário, o Planalto já vislumbra um perfil que atende a esses requisitos: Blal Dalloul, secretário-geral da PGR desde junho de 2016.
O jornal detalha que em setembro, Temer vai indicar ao Senado Federal o substituto de Janot pelos próximos dois anos. O presidente deu indícios de que respeitará a lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República –que organiza votação interna e entrega a relação dos três mais votados à Presidência da República. Mas não nomeará necessariamente o primeiro colocado, como é de praxe desde 2003.
Ainda de acordo com a Folha, os rumores de que o Planalto tem simpatia pelo nome de Dalloul são vistos com desconfiança por procuradores porque ele não se declara pré-candidato e, segundo interlocutores, nunca mostrou intenção de concorrer.
O Planalto já criou um discurso de vacina para essa tese e diz que Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa eram procuradores regionais quando foram nomeados ao STF, o que daria legitimidade a um procurador-geral da República de mesma origem.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp