Justiça

Absurdo, um escândalo, diz ex-presidente da OAB-BA sobre lista de inadimplentes

Publicado em 05/07/2017, às 10h49   Aparecido Silva


FacebookTwitterWhatsApp

O advogado e ex-presidente da OAB-BA, Saul Quadros, fez duras críticas à divulgação por parte da atual administração da lista com 91 advogados que estão devendo a taxa de anuidade da classe. Os inadimplentes estão impedidos de exercer a advocacia por 30 dias. A relação foi publicada no Diário Oficial da Justiça nesta quarta-feira (5).

"É um absurdo, um escândalo. A OAB não tem direito de fazer isso. Para além dessa exposição, estão colocando no Serasa e SPC nome de advogados em débito com a ordem", apontou Quadros em entrevista ao BNews.

Embora tenha dito que nunca viu "uma coisa dessa", ele lembrou de um caso semelhante na história da OAB baiana: "Há 30 anos, um cidadão, que foi presidente da OAB, fez coisa semelhante no jornal A Tarde, o candidato dele foi fragrorasamente derrotado na eleição seguinte".

"Não há necessidade de execrar pessoas que não estão tendo condições de pagar. Poderiam propor parcelamento, darem condições de pagamento. Não sou favorável que o advogado deixe de pagar, pelo contrário, é obrigação dele pagar a contribuição com a entidade. Afinal, é da anuidade que a ordem vive, agora, tornar público o nome de advogados inadimplentes é lastimável em todos em todos os aspectos. Os tempos estão mudando na OAB da Bahia, mas para pior", alfinetou Saul Quadros, que classifica o gesto como "um desrespeito total e violação ético profissional da OAB/Bahia".

O BNews tentou falar com o presidente da OAB-BA, Luiz Viana, mas as ligações não foram atendidas.

Notícia relacionada:

Inadimplentes: 91 advogados têm OAB suspensa na Bahia por dívida na anuidade

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp