Justiça

Presidente de Comissão da OAB-BA critica condições de trabalho no Fórum do Imbuí

Publicado em 29/11/2016, às 16h14   Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

A morte da advogada Laíse de Freitas Santos Bispo nesta segunda-feira (28), após passar mal no Fórum do Imbuí, chamou atenção para duas questões importantes: a saúde do advogado e as condições de trabalho da classe nos prédios do Judiciário baiano. A advogada Andrea Marques, conselheira seccional e presidente da Comissão Especial da Mulher Advogada da OBA-BA, afirmou que “ainda é preciso entender o que ocorreu no caso da jovem advogada que estava grávida”.

Andrea Marques - presidente da Comissão Especial da Mulher Advogada da OBA-BA
Há muito tempo a OAB e os advogados reclamam das condições de trabalho no Fórum do Imbuí, “cheio de filas, sem ar-condicionado, com assaltos no entorno e com as revistas constantes”, informa Andrea, que completou: “nos detectores, por exemplo, o advogado tem que passar, mas juízes e promotores e defensores não passam. Isso é um absurdo, pois a Constituição Federal diz que não há hierarquia entre nós”.
De acordo com a advogada, a Comissão de Prerrogativas já pontou os problemas enfrentados pelos advogados. Ela citou que assim como o STF, que não tinha banheiro de ministros feminino quando Ellen Gracie assumiu uma vaga, o judiciário baiano não tem estrutura para as advogadas que estão amamentando, por exemplo, e para os advogados em geral: “os prédios públicos da Bahia, incluindo os do Judiciário, são projetados e pensados para dar conforto aos juízes e não à OAB e seus advogados. As condições que nos é imposta caracteriza falta de dignidade. Os prédios públicos do Judiciário devem ser pensados, também, para os advogados”.
Apesar das críticas, Andrea Marques amenizou e não imputou responsabilidades com relação à fatalidade ocorrida ontem no Fórum do Imbuí: “não dá pra dizer que essa fatalidade foi ocasionada por problemas no ambiente, mas sabemos que esses problemas nos fóruns de Salvador e da Bahia existem”.

 Jarbas Vasconcelos, presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas da OAB
A presidente da Comissão afirmou que é necessário “voltar os olhos para a saúde da mulher, do advogado para que exerça a profissão com dignidade”. Ao Bocão News, Andrea afirmou que o também advogado Jarbas Vasconcelos, presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas, falou sobre os problemas nas condições de trabalho dos advogados e citou esse caso durante a 2ª Conferência Nacional da Mulher Advogada, que finaliza hoje em Minas Gerais, onde houve um minuto de silêncio por conta da morte da advogada baiana.
Matéria relacionada:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp