Justiça

Supremo deve decidir sobre redução do território baiano nesta quarta (21)

Publicado em 21/09/2016, às 10h01   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir, nesta quarta-feira (21), o recurso apresentado pelo governo baiano contra a decisão da Corte que, em outubro de 2014, determinou a transferência, para Goiás, de uma área de aproximadamente 42 mil hectares situados no Oeste baiano, na divisa dos dois estados.
O centro da disputa é o distrito de Vila do Rosário, entre as cidades de Posses, em Goiás, e Correntina, na Bahia. Encravada na mais importante região agrícola da Bahia, próximo aos municípios de Luís Eduardo Magalhães e São Desiderio, a área é conhecida por produzir soja, milho e algodão em larga escala.
A região está avaliada em pelo menos R$ 1 bilhão e possui capacidade de gerar para os cofres públicos um volume anual de R$ 100 milhões só em impostos. O governo deve apresentar dois argumentos para persuadir os ministros do STF. O primeiro é de que, se a decisão do Supremo for mantida, a região de 42 mil hectares será uma espécie de “ilha goiana” no território baiano, pois a área será rodeada por terras baianas. 
O segundo argumento do governo é a questão da identidade. Deve apelar para o fato de os moradores da região terem o sentimento de pertencimento à Bahia e não a Goiás.
Matérias relacionadas:
Rui quer se reunir com Fux antes do STF decidir redução do território baiano

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp