Justiça

Em nota pública, AMB repudia críticas de Gilmar Mendes ao judiciário

Publicado em 25/08/2016, às 08h01   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) emitiu nota pública, nesta quarta-feira (24), em repúdio às declarações do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que declarou haver “excesso de vantagens” no judiciário brasileiro e que órgãos como Ministério Público e Advocacia Geral da União se aproveitam da autonomia administrativa e financeira para fazer “seu pequeno assalto”. 

Segundo a entidade de classe, Mendes faz declarações em busca de “espaço midiático, desrespeitando as instituições”. A AMB diz ainda que o questionamento do ministro sobre os salários de juízes faz parte de um movimento de desrespeito e que de enfraquecimento da magistratura, “uma vez que coloca em dúvida a recomposição parcial dos subsídios, já prevista na Lei Orçamentária de 2016, cuja aprovação se arrasta desde julho de 2015, quando o STF enviou a proposta ao Congresso Nacional”.

“É lamentável que um ministro do STF, em período de grave crise no País, milite contra as investigações da Operação Lava Jato, com a intenção de decretar o seu fim, e utilize como pauta a remuneração da magistratura. O ministro defende financiamento empresarial de campanha e busca descredibilizar as propostas anticorrupção que tramitam no Congresso Nacional, ao invés de colaborar para o seu aprimoramento”, acrescenta. 

A nota de repúdio da AMB confronta também a trajetória profissional do ministro. “Não serão aceitas manifestações deselegantes e afrontosas, ainda mais feitas por integrantes do Judiciário que não iniciaram carreira na primeira instância, em comarcas de difícil acesso e sujeitas a toda série de limitações, inclusive a terem seus foros incendiados, como ocorreu há poucos dias em Goiatuba, no interior de Goiás”.

Matéria relacionada:

Gilmar Mendes fala em “festival de abusos” no MP e AGU

Publicada no dia 24 de agosto de 2016, às 19h54

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp