Justiça

Operação Hígia: servidora liderou desvio de cerca de R$ 5 milhões da SMS

Publicado em 29/09/2015, às 07h58   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Um esquema criminoso que desviou cerca R$ 5 milhões da folha de pagamentos da Secretaria de Saúde do Município de Salvador começou a ser desarticulado no início da manhã desta terça-feira (29), por meio da 'Operação Hígia', deflagrada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) através do seu Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). Segundo informações apuradas pelo Bocão News, a servidora Gilvana Cintra Matos seria a líder do esquema.
De acordo com informações do MP-BA, a operação busca cumprir seis mandados de prisão temporária, quatro de condução coercitiva e cinco de busca e apreensão. Segundo informações do Gaeco, o esquema ocorria desde o ano de 2010. Ele começou a ser investigado em maio de 2015 a partir de representação formulada pelo secretário municipal de saúde.
As investigações, conduzidas pelo Gaeco com o apoio da Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência do MP (CSI), constataram ainda que a fraude vinha sendo implementada por uma funcionária pública responsável pela gestão da folha de pagamentos de terceirizados da Secretaria, o que era efetivado por meio do desvio de salários para contas de “laranjas”. Os envolvidos estão sendo investigados pela prática dos crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A Secretaria Municipal de Saúde colaborou com as investigações desde o início, o que contribuiu para o desenvolvimento da operação.
A operação desencadeada pelo Gaeco contou com a participação de promotores de Justiça que integram o Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes contra a Ordem Tributária, Econômica, as Relações de Consumo, a Economia Popular (Gaesf), bem como de policiais do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco). Promotores de Justiça e a Polícia Civil de Itapetinga,  bem como a Corregedoria-Geral da Polícia Militar, também deram apoio às ações.

Classificação Indicativa: 18 anos

FacebookTwitterWhatsApp