Justiça

Cresce o número de jovens com participação ativa na OAB-BA

Publicado em 29/09/2015, às 07h33   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do Conselho Consultivo dos Jovens Advogados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB - Bahia), Luiz Gabriel Neves, convida o grupo de colegas, denominado Força Jovem da Advocacia Baiana, a conhecer as realizações da atual gestão em prol da maior participação do segmento na Ordem. "Se existe ainda o impedimento de o advogado com menos de cinco anos de filiação eleger-se para o Conselho Seccional é porque a decisão depende de aprovação do Conselho Federal da OAB", informa.

De acordo com Luiz Gabriel, o atual presidente da OAB Bahia, Luiz Viana, já se manifestou inúmeras vezes pelo fim da cláusula de inelegibilidade dos jovens advogados. "Foi na atual gestão que a comissão de jovens advogados ganhou o status de Conselho Consultivo, numa demonstração real de compromisso, atenção e reconhecimento da necessidade de maior participação desse segmento na definição dos rumos da Ordem", opina o gestor.

Luiz Gabriel se surpreende com a manifestação de desconhecimento dos colegas sobre os avanços obtidos nos últimos 2,9 anos. "É curioso que a Carta Aberta com reivindicações de mais espaço e poder nas deliberações seja apresentada ao presidente do IAB, Carlos Rátis. Durante os seis anos em que foi dirigente da OAB Bahia, sob a presidência de Saul Quadros, Rátis pouco fez para ampliar a participação dos jovens na Seccional", lembra.

Para o presidente do Conselho Consultivo dos Jovens Advogados da OAB Bahia, tentativas de criação de factoides não se sustentam diante de fatos reais e indiscutíveis. "Sou testemunha, ao lado de outros milhares de jovens advogados baianos, dos avanços que conquistamos na atual gestão. Ou alguém já esqueceu que o valor referência, como remuneração mínima dos profissionais, uma antiga reivindicação, foi estabelecido pela atual direção da OAB-BA?", questiona.

O piso salarial, segundo Gabriel, continua na pauta e, diante da impossibilidade legal de ser instituído pela Ordem, a atual direção vem se movimentando no sentido de sensibilizar o governo estadual e a Assembleia Legislativa pela aprovação da medida que dará mais dignidade ao exercício profissional da advocacia no estado.

"A lista de realizações e medidas para ampliar a participação dos jovens na entidade é grande nesta gestão", afirma Luiz Gabriel. Segundo ele, já existem Conselhos Consultivos em 25 das 32 Subseções existentes e inúmeros cursos, num volume quatro vezes superior ao de gestões anteriores, foram realizados pela ESA para o aprimoramento profissional. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp