Justiça

Reajuste de 41% dos servidores federais atende momento atual, afirma Lewandowski

Publicado em 29/08/2015, às 06h58   Rodrigo Daniel Silva (@rodansilva)


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Ricardo Lewandowski, falou, na manhã desta sexta-feira (28), sobre o reajuste dos servidores federais ao ser provocado pela reportagem do Bocão News.
O Supremo enviou ao Congresso neste mês uma proposta de reajuste salarial de 41,3% para os servidores. Inicialmente, o reajuste seria de 78%, mas a presidente Dilma Rousseff (PT) vetou. “Nós entendemos que é um projeto que atende ao momento atual (de crise econômica e política) e a possibilidade do orçamento. Esse percentual será saudado em prestações semestrais ao longo de três anos e meio”, afirmou. 
Audiência de custódia
Em entrevista à imprensa, o ministro Lewandowski falou, mais uma vez, sobre a implantação da audiência de custódia, que já funciona em 12 estados do país. Para o ministro, a audiência tem também como “grande virtude” evitar a violência policial contra presos.
“[O juiz verá] com os próprios olhos se o preso sofreu maus-tratos e tortura”, afirmou. Sem falar como votará no julgamento da constitucionalidade do porte de drogas, o ministro afirmou que é “possível que haja um esvaziamento das prisões brasileiras” se o Supremo entender favorável a descriminalização. 
Publicada no dia 28 de agosto de 2015, às 13h50

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp