Política

Uibaí: Birinha confirma pré-candidatura

Publicado em 02/05/2016, às 10h51   Daniel Pinto // Sertão Baiano


FacebookTwitterWhatsApp

Devido ao grande número de pessoas nas ruas e pelo clima de entusiasmo generalizado, até parecia dia de São João em Uibaí, cidade da Região de Irecê conhecida por celebrar o tradicional festejo junino. Mas, na verdade, a noite deste sábado (30) foi reservada para o lançamento da pré-candidatura de Ubiraci Rocha Levi a prefeito do município. Além da maciça participação popular, o evento também foi marcado pela presença de famílias influentes, empresários, profissionais da Comunicação e lideranças políticas; a exemplo do prefeito de Ibititá, Cafu Barreto, e dos deputados Reinaldo Braga (estadual) e João Carlos Bacelar (federal).
Antes mesmo do início efetivo do evento - realizado na área externa da residência de Birinha, como o anfitrião é carinhosamente chamado pelos seus - o locutor Roberto Rodrigues, da Líder FM, anunciou a adesão de 82 famílias uibaienses e o apoio de nove partidos ao projeto político de renovação (PDT, PV, DEM, PSDB, PSD, PSL, PSC, PHS E PMDB). Em discurso, o vereador Marcos Cruz disse que o encontro era um “marco na história de Uibaí” e que Birinha “representa, melhor do que ninguém, a vontade de mudança”.  O ex-prefeito da cidade Raul Machado, médico comprometido com a gestão pública de qualidade, deixou uma mensagem de esperança e otimismo e se colocou à disposição para auxiliar na formação de um Plano de Governo que tenha a Saúde como prioridade.
Anúncio do vice causou entusiasmo 
Com a casa cheia e o povo em festa, foi o momento de revelar o escolhido para compor a chapa majoritária: trata-se do vereador Davi Garcias, que está no quarto mandato, tem um trabalho consolidado no município e se destaca pela capacidade de articulação, pelo poder do diálogo e envolvimento em causas de grande relevância social. O nome do pré-candidato a vice foi celebrado pelo público e pelas autoridades presentes. “É um privilégio presenciar esse momento. Tenho certeza que Birinha e Davi merecem a confiança do povo de Uibaí”, observou Reinaldo Braga, surpreso com a quantidade e o entusiasmo das pessoas que compareceram de forma espontânea.
“Tentei alocar verbas para Uibaí, mas não consegui. Isso me causava enorme frustração porque meu saudoso pai, quando deputado, destinou emendas para pavimentar ruas desta cidade. Agora, com Birinha e Davi, essa história vai mudar”, profetizou João Bacelar. Com a adesão ideológica do vereador Davi Garcias, o “time” da mudança passa a ter o apoio irrestrito de seis dos nove integrantes da Câmara Municipal, maioria absoluta no Poder Legislativo.
Falando pela primeira vez como pré-candidato a vice-prefeito, Davi demonstrou maturidade e compromisso: “não podemos ficar atrelados ao passado, nem presos ao presente. Nosso papel aqui é servir como condutores de um futuro próspero. Por isso, em respeito às famílias de Uibaí, faremos uma campanha de coração aberto, com civilidade, sem ofensas ou ataques, buscando sempre o melhor pra nossa cidade”.  O prefeito Cafu Barreto, um dos gestores mais bem avaliados do interior da Bahia, fez questão de dizer que o projeto encabeçado por Birinha vai “construir uma ponte que levará Uibaí rumo ao desenvolvimento”.
Birinha prega diálogo e bom senso na política
O mestre de cerimônia, sem nenhum juízo de valor ou discussão do mérito da questão, fez uma alusão à votação do impeachment na Câmara Federal. “Por uma Uibaí mais justa, o que vocês dizem?”, perguntou. “Sim”, respondeu a massa em coro. “Por uma cidade em que o prefeito trate o povo com respeito, o que vocês dizem?”. “Sim”. Por um município em que o cidadão comum participe da gestão, o que vocês dizem”. “Sim”, repetiu a plateia com excitação. “E pela pré-candidatura de Birirnha e Davi, o que diz o povo de Uibaí?”. Neste momento, o SIM ecoou pelos quatro cantos da sede e há quem diga que pôde ser ouvido até mesmo na serra que protege a cidade como uma benção divina.
Birinha, visivelmente emocionado, agradeceu a todos e disse que tem “obrigação moral de ouvir as famílias, o homem do campo, as mulheres, os jovens e todos aqueles que querem o bem de Uibaí”. “Aceitei esse desafio não por vaidade, mas, sim, porque quero fazer história. Quero honrar meu povo e orgulhar meus filhos e netos. Estou há 12 anos afastado do poder. Mas, nunca deixei minha cidade e jamais desamparei meu povo. Neste tempo, aprendi uma importante lição: na vida, assim como na gestão pública, é preciso confiar nas pessoas e tratar todos, especialmente os mais humildes, com amor, respeito e carinho”.
Em tom diplomático e com total cumplicidade com a multidão presente, Ubiraci Rocha Levi deu continuidade ao seu pronunciamento. “Então, meus amigos, o que peço é que ninguém aqui, ninguém que seja membro dessa grande família, parta pro enfrentamento com quem quer que seja. Vamos usar o bom senso e convencer pela força do diálogo. Uma democracia só existe se for respeitada a vontade do povo. E quando o povo quer... Não tem jeito. Obrigado mais uma vez e que Deus nos abençoe”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp