Educação

Canudos: professores municipais completam 20 dias em greve

Publicado em 20/07/2017, às 09h33   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os professores da Rede Municipal de Canudos, na região nordeste da Bahia, chegaram a 20 dias de atividades paralisadas. De acordo com a categoria, a greve por tempo indeterminado foi deflagrada após oito meses de "tentativas infrutíferas" de negociação com o prefeito Genário Rabelo (PSD). 
A iniciativa reivindica o pagamento da Mudança de Nível dos 83 professores que concluíram o Curso de Pedagogia oferecido pela UNEB, através da Plataforma Freire. Os professores concluíram o curso em outubro de 2016, depois de seis anos e meio de estudos, em virtude de diversas interrupções das aulas durante o curso.
Através de informativo, o núcleo da APLB-Sindicato em Canudos explica que as negociações iniciaram em novembro do ano passado, quando o prefeito assinou um termo de compromisso com o sindicato, relativo às reivindicações para o ano de 2017, dentre elas a Mudança de Nível dos Professores, que até o momento não foi efetivada. 
Por esta razão, os professores aprovaram em assembleia a greve por tempo indeterminado, iniciada no dia 22 de Junho. A proposta da categoria era o pagamento da Mudança de Nível no mês de Junho e o retroativo parcelado, a partir de Janeiro de 2018.
Em nota oficial, a gestão municipal afirma que sempre esteve disposta a dialogar e atender às demandas da classe. "Esclarecemos que, por várias vezes, o prefeito Genário Rabelo esteve reunido com representantes da APLB buscando um acordo e que na última reunião, a Prefeitura de Canudos, representada na ocasião pelo Chefe de Gabinete, Carlos Dias e pela secretária de Educação, Maria Raimunda, se comprometeu em atender as reivindicações dos servidores a partir do mês de agosto, para não comprometer o orçamento do município e respeitando o planejamento municipal, porém a classe não aceitou", diz o texto divulgado pela prefeitura.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp