Infraestrutura

Lixeiras subterrâneas começam a funcionar ainda em agosto

Foto: Divulgação / Agecom
As primeiras instalações estão sendo realizadas no bairro da Barra  |   Bnews - Divulgação Foto: Divulgação / Agecom

Publicado em 08/08/2014, às 06h17   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)



A mais nova ferramenta da capital baiana contra a sujeira urbana já tem data para entrar em funcionamento. Os contêineres de lixo subterrâneos estão sendo instalados na Barra e até o final do mês de agosto estarão disponíveis para o uso da população. Uma das lixeiras localizada próxima ao Forte Santa Maria, a primeira a ser montado, deverá começar a funcionar no dia 22, quando outra parte das obras de requalificação do bairro será inaugurada.

Com três compartimentos, a primeira lixeira subterrânea à disposição terá capacidade para cerca de nove toneladas de lixo, sendo maior parte para resíduos úmidos e o restante para resíduos secos. Os outros dois contêineres que serão colocados próximos ao Porto e no Farol da Barra, terão capacidade para mais de três toneladas de lixo, sendo com dois compartimentos cada.

A coleta será feita por caminhões adaptados, quando alcançar 80% da capacidade de armazenamento das lixeiras. Segundo a presidente da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), responsável pela instalação, até 2015 serão 20 contêineres espalhados por diversos pontos como Mercado Modelo, Subúrbio, Lagoa do Abaeté e Cajazeiras.

De acordo com a Prefeitura Municipal de Salvador, o objetivo é evitar que o lixo fique exposto, causando mau-cheiro e comprometa também a parte estética da cidade, além de facilitar na destinação correta do material coletado, como por exemplo, para as cooperativas de reciclagem que atuam em Salvador com o lixo seco. 

"Para toda a cidade"

Ligado ao Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Urbana da Bahia (Sindilimp-BA), o vereador Luiz Carlos Suíca (PT) afirmou que a inicaitiva da prefeitura é louvável e é fruto dos insistentes discursos que provoca na Câmara Municipal de Salvador, desde que assumiu uma das cadeiras do Legislativo, em 2013. O oposicionista, apesar de considerar a ação do Executivo "muito importante", entende que a ideia deve se espalhar por todo o município e não ficar apenas restrito às áreas nobres.

"Tudo isso é fruto do que estamos constantemente discutindo na Câmara. É uma iniciativa fundamental para a nossa cidade, reconheço, mas não pode ficar só na Barra. Por que também não começamos por Cajazeiras, um dos bairros mais populosos de Salvador? Poderíamos começar também pelo Subúrbio Ferroviário, Pernambués... essa iniciativa só vai surtir o efeito desejado se for compartilhada por toda a cidade, principalmente nas comunidades mais pobres que sofrem com o problema do lixo urbano", avaliou Luiz Carlos Suíca.



Nota originalmente postada dia 7

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp