Infraestrutura

Conhecida como “praia do lixo”, Cabuçu sofre com falta de saneamento

Imagem Conhecida como “praia do lixo”, Cabuçu sofre com falta de saneamento
Uma das praias mais movimentadas do Recôncavo Baiano não tem coleta de lixo diária  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 24/01/2014, às 09h25   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)



Em pleno verão, quando o distrito de Cabuçu, do município de Saubara, recebe mais turistas, fica visível a falta de estrutura para servir a população local e aqueles que chegam para aproveitar as praias. Umas das mais movimentadas do Recôncavo Baiano, Cabuçu sofre com a escassez de serviços de infraestrutura.


De acordo com moradores da localidade, a coleta de lixo só é realizada a cada 15 dias. Enquanto isso, a própria população tenta amenizar a situação. As ruas não possuem saneamento básico, portanto, crianças, idosos e jovens transitam em meio ao esgoto a céu aberto. “Aqui, cada um faz a sua força. Queimamos o lixo para tentar amenizar a sujeira, os mosquitos e o cheiro”, ressalta Adailton Dantas.



Outro problema constante, citado pelos moradores, é a falta d’água. “Diariamente ficamos sem. As casas precisam ter tanques para suprir a escassez. Sem contar com a falta de energia”, completa o morador.

Nos condomínios Recreio de Cabuçu e Praia do Sol, as ruas não são asfaltas ou calçadas. Quando chove, crateras são abertas e a lama toma conta do local. “Muitas vezes é impossível passar de carro e fica perigoso até para caminhar”, reclama a moradora Cristina Santos.



A situação é, aparentemente, melhor na vila do distrito. As ruas são calçadas, mas a falta de água e energia é comum. Já nas praias, a coleta de lixo também é precária. Uma carroça faz a retirada dos detritos, mas segundo os moradores também é eventualmente. “Em 20 dias, só passou aqui duas vezes. Isso porque é alta estação”.





A reportagem tentou contato com a prefeitura de Saubara, mas até o fechamento desta matéria não obteve sucesso.

Publicada no dia 23 de janeiro de 2014, às 20h7

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp