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Qualidade assistencial: o uso de indicadores no atendimento à saúde

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Hapvida NotreDame Intermédica comprova excelência de sua rede própria a partir do uso da tecnologia no monitoramento de serviços  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 17/01/2024, às 08h00   Redação BNews



Quando o assunto é atendimento hospitalar, o paciente quer ser bem cuidado.

Isso significa ter os exames entregues com agilidade, os procedimentos feitos com assertividade e a alta dada no momento certo. E, se a paciente for uma gestante, por exemplo, espera-se o acolhimento de toda a equipe clínica, bem como a orientação sobre a forma mais segura e adequada para seguir com a gravidez.

Esse é o serviço que a Hapvida NotreDame Intermédica, a maior empresa de saúde e odontologia da América Latina, oferece aos seus clientes. Por meio de Indicadores de Qualidade Assistenciais, a companhia garante a excelência no atendimento dos seus mais de 15,8 milhões de clientes em mais de 760 equipamentos espalhados pelas cinco regiões do Brasil.

A instituição prega a padronização de condutas para toda a rede de atendimento, a fim de garantir a qualidade dos serviços. Para isso, vale-se de dados colhidos durante toda a rotina hospitalar e que ajudam a gestão da companhia a traçar planos de aperfeiçoamento de toda a operação.

"Nós desenvolvemos um vasto book com mais 30 de indicadores, que não só comparam nosso atendimento com o dos melhores hospitais privados e de referência do Brasil, como também criamos monitoramentos que não têm benchmarking, ou seja, que são exclusivos. Isso mostra uma filosofia, uma obsessão por ter uma qualidade assistencial”, explica Jorge Pinheiro, presidente da Hapvida NotreDame Intermédica.

Para o executivo, o investimento em tecnologia e inovação é essencial para entregar aos beneficiários produtos acessíveis e de qualidade superior. Nesse aspecto, a empresa possui uma vantagem em relação aos concorrentes: o modelo de negócio verticalizado e integrado. Isso significa que atua de ponta a ponta, desde a consulta clínica e exames até a internação hospitalar, e que a jornada do cliente está acessível para todas as unidades, de forma a mitigar possíveis falhas no atendimento e permitir o aperfeiçoamento dos serviços.

Agilidade otimização do atendimento

Os Indicadores de Qualidade Assistencial atuam em três áreas principais: emergência hospitalar, internação e obstetrícia e neonatologia. No primeiro, foram responsáveis pela otimização da entrega de exames, que são realizadas em até 2 horas em 95,6% dos laboratoriais e em 96,5% dos de imagem, de acordo com as análises do mês de julho.

Quando o assunto é eletrocardiograma, o tempo é ainda mais reduzido: 99,7% são laudados em até 15 minutos (dados de setembro). “Isso é feito pela combinação de Inteligência Artificial (IA), que identifica pontos sensíveis, e da avaliação criteriosa da nossa equipe de cardiologistas que garantem o laudo de forma mais assertiva. Assim, desde a implantação do projeto, em 2021, não houve óbitos registrados relacionados à falha na interpretação do eletrocardiograma”, explica Anderson Nascimento, vice-presidente de Operações Hospitalares e Serviços da Hapvida NDI.

A área de paciente internado também é muito bem-sucedida: no mês de setembro, houve apenas 0,87% de incidência de readmissões precoces em UTIs, quando o paciente volta a ser internado em menos de 48h de alta. “Isso comprova que os exames, atendimentos e procedimentos são realizados no tempo correto e as altas são dadas de forma assertiva”, reforça Nascimento.

Outra taxa de destaque diz respeito à média de infecção em cirurgias limpas, aquelas que não adentram as cavidades digestória, respiratória ou urinária: temos apenas 0,38% de incidência em setembro, enquanto a média da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP) aponta para uma média consolidada de infecção em 0,40%.

A área de obstetrícia e neonatologia também tem grande destaque para a Hapvida NDI, como pode ser observado pelo Nascer Bem, que oferece assistência pré-natal e acompanhamento até o pós-parto para as gestantes, além de proporcionar assistência na decisão de qual via de parto será a mais adequada para cada gravidez. Muitas vezes a opção indicada é a vaginal, já que favorece um menor tempo de internação hospitalar e de recuperação no puerpério, além de inúmeros benefícios para o recém-nascido. No programa, a taxa de partos vaginais realizados foi de 39,06%, no mês de novembro de 2023, contra 23,28% de média da ANAHP.

“O ganho assistencial do uso dos indicadores é notório, pois a análise consistente desses dados, com o auxílio da tecnologia, propiciam o aprimoramento da assistência médica oferecida aos nossos clientes, bem como o controle e segurança dos processos”, conclui Nascimento.

Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica

Com 78 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a Hapvida NotreDame Intermédica é hoje a maior empresa de saúde e odontologia da América Latina.  A companhia, que possui mais de 66 mil colaboradores, atende cerca de 15,8 milhões de beneficiários de saúde e odontologia e tem à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país. Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 87 hospitais, 77 prontos atendimentos, 331 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

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